Sonia Guajajara ministra palestra na UFU na próxima segunda-feira, 22/4

Comandante do Ministério dos Povos Indígenas vem à Universidade Federal de Uberlândia para falar sobre o tema ‘Políticas Públicas Indígenas no Brasil’

FONTE: Maria Eduarda Amorim | bolsista de Comunicação da Diretoria de Cultura (Dicult) – Portal de Notícias da UFU

Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, chega a Uberlândia na próxima segunda-feira, 22 de abril, com o objetivo de apresentar uma palestra sobre “Políticas Públicas Indígenas no Brasil”.  Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), por meio do Museu dos Povos Indígenas (MuPI), o evento vai acontecer no auditório do bloco 5S do Campus Santa Mônica, a partir das 18h30. A finalidade é proporcionar o debate a respeito das políticas públicas no Brasil que garantam a proteção dos direitos dos povos originários no país.

“A criação de um ministério para os povos indígenas merece ser comemorada todos os dias, e tendo à frente uma liderança expressiva. Penso que os povos indígenas finalmente estão na pauta das políticas públicas, depois de um governo que foi devastador para essas populações. Acho que é um momento histórico, um momento muito importante não só para o Museu dos Povos Indígenas, mas para a universidade e para toda a população que se interessa e que se preocupa com a questão indígena brasileira”, comenta Lídia Meirelles, coordenadora do MuPI/UFU.

Criado em 2023 pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Povos Indígenas surgiu como forma de garantir a implementação de políticas indígenas e indigenistas. Ele atua no reconhecimento, garantia e promoção dos direitos dos povos indígenas; reconhecimento, demarcação, defesa, usufruto exclusivo e gestão das terras e dos territórios indígenas; bem viver dos povos indígenas e na proteção dos povos indígenas isolados e de recente contato.

Indígena do Povo Guajajara/Tentehar, a ministra se destaca por fazer parte, ativamente, da luta dos povos originários por seus direitos e pela defesa do meio ambiente. Seus feitos são reconhecidos internacionalmente, sendo considerada uma das 100 pessoas mais influentes de 2022 pela revista TIME. Ela também já foi parte da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e participou como coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Em seu site oficial, Sonia Guajajara afirma que a criação do Ministério dos Povos Indígenas é a confirmação do compromisso que o presidente Lula assumiu com os povos originários, garantindo autonomia e espaço para tomar decisões sobre seus territórios, seus corpos e seus modos de viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *