Afinal, o que o carnaval representa?

Como muitos falam no Brasil: “o ano só começa depois do carnaval”. De fato, essa expressão tem um cunho de verdade. O carnaval é uma festa popular extremamente esperada pelos brasileiros, pois, normalmente envolve festas públicas com ou sem desfiles combinando elementos circenses, máscaras e festas de ruas.

O carnaval é um festival do cristianismo ociedental que ocorre antes da estação litúrgica da quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como tempo da septuagésina (ou pré-quaresma), conforme site Wikipedia.

As celebrações carnavalescas terminam na quarta-feira de cinzas, dia que marca o início da quaresma que é o período de 40 dias que antecedem à sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

Sem dúvidas nenhuma é a maior festa popular do país e dura 4 dias. As pessoas em geral, dançam, comem e bebem alegremente nos bailes de máscaras, fantasias, nas escolas de samba, desfiles de blocos, trios elétricos e até nas ruas. As festas são adaptadas de acordo com a história e cultura de cada local.

Cabe lembrar que mesmo não estando em algum destes lugares citados, os dias de recesso são sempre um motivo para reunir pessoas.

Infelizmente neste período são cometidos excessos de todos os graus. Abusos e desrespeitos no âmbito do sexo, gravidez não desejada e/ou planejada, muita violência, drogas e bebidas alcoólicas, doenças, exageros que extravasam o bom senso e por este motivo a seletividade de lugares se faz necessário, aumentando mais ainda os custos destas festas.

Mas o que de fato podemos tirar de positivo destes dias? O primeiro deles é a importância econômica que movimenta milhões de reais, gerando renda para as famílias e empregando milhares de pessoas.

A segunda é a mais importante: manifestação cultural que valoriza a diversidade, criatividade do povo brasileiro. Neste período, o povo exprime emoções e sentimentos e incentiva fantasias. Também revela através da música, alegrias, felicidades e sonhos das pessoas.

O carnaval tem raízes psicológicas, sociais e culturas. Na antiguidade, há relatos de que nas festas aos deuses, reis e senhores, se permitia a alteração da ordem social na feta de carnaval. Assim, os servos e escravos assumiam os lugares dos seus superiores e aproveitavam para se divertir.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/
Fonte: https://www.todamateria.com.br/

      

Há quem goste deste movimento acima citado, das festas e músicas. Noite e dia. No entanto, também existe muitos que gostam mesmo é do feriado para descansar e recompor as energias. Eu sou da segunda turma e você? Já se programou?

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *