O Que as Crianças Realmente Precisam?

Será que estou entregando realmente o que importa?  Esta é uma pergunta necessária a pais e educadores, e se formos observar, são questões simples, plenamente factíveis a todos.

Vivemos em um mundo tão exigente e corrido, mas não podemos perder o foco do que tem real valor.  Bebês nascem com um potencial que lhes é inerente, mas para desenvolverem este potencial precisam de um adulto cuidador que viabilize, co-construa com a criança estas habilidades.  Estudos apontam para as principais necessidades dos pequenos e é isso que vamos abordar hoje.  Daremos continuidade na semana que vem.  Fique atento.

Primeiramente, elas precisam de um adulto cuidador intencionalmente presente. Investir em tempo de qualidade, olho no olho, tempos de brincar, contar histórias, fazer atividades juntos longe da tecnologia tem um valor imensurável.  Vamos organizar a nossa agenda e colocar estes compromissos diários?  Estar realmente presente por alguns minutos vale mais do que uma hora de atenção dividida.

Previsibilidade é muito importante para o senso de segurança interno da criança.  Ela precisa saber o que vai acontecer logo em seguida, qual a programação do dia, da semana.  Quadros semanais de atividades são excelentes, mas conversas explicativas também são imprescindíveis.  Imprevistos acontecem, mas quanto mais pudermos repartir este “controle” com elas, melhor.  Assim teremos crianças menos ansiosas e agitadas, e os “combinados” acontecerão com mais facilidade. Rotina faz muito bem.

As necessidades fisiológicas precisam ser devidamente atendidas.  Dormir bem, por ao menos 8 horas; se alimentar de forma saudável e em intervalos máximos de 2 horas e meia; hidratação adequada são fundamentais para o desenvolvimento adequado e para respostas comportamentais funcionais da criança. Portanto, garrafinha de água e uma lancheira de snacks saudáveis devem estar sempre a mão.  Além disso, ter hora para dormir e acordar é importante.

E aí, estas reflexões estão sendo úteis?  Continuaremos na semana que vem.  Fique atento.  Um feliz viver.

12 thoughts on “O Que as Crianças Realmente Precisam?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *