Soft skills: o que esse termo tem a ver com educação?

Para as pessoas que fazem parte do mundo corporativo, o termo “Soft skills” já deve fazer parte do cotidiano. Acontece, que cada dia mais temos percebido a importância de inserir no seu currículo o desenvolvimento das habilidades interpessoais e formação integral propostas inclusive pela Bncc.

As Soft skills (habilidades interpessoais) são de maneira mais objetiva, “as habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias. Ou seja: elas estão diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor”. Elas são capacidades mais intrínsecas que não podem ser ensinadas através de uma teoria ou aula expositiva, mas sim que devem ser desenvolvidas a partir de metodologias ativas que envolvam a prática de vivências intencionais.

As habilidades que envolvem as Soft skills não podem ser medidas de maneira qualitativa, mas devem ser observadas e mediadas através da aplicação de atividades significativas em projetos interdisciplinares. Para que os estudantes desenvolvam tais habilidades, faz se necessário que a escola o veja como protagonista do processo de aprendizagem.

Algumas dessas habilidades são: ética, criatividade, comunicação, colaboração, pensamento crítico, liderança, empatia, adaptabilidade, resiliência, autocontrole, foco, inteligência emocional, gestão do tempo, proatividade e tomada de decisão.

Desenvolver soft skills não é fácil. Algumas delas fazem mais parte do nosso cotidiano e podem ser trabalhadas com maior intensidade no dia a dia escolar, outras são mais desafiadoras. Por isso, cabe ao educador conhecer bem cada uma dessas habilidades e o currículo a ser desenvolvido para que ele possa planejar bem e oportunizar essas vivências e sala de aula.

Se o professor se acomodar dificilmente será capaz de inserir essa prática em suas aulas, pois desenvolver habilidades dá muito trabalho e gasto de energia. Porém, o resultado colhido é muito recompensador afinal, pessoas com baixas habilidades sociais e interpessoais certamente enfrentarão dificuldades na escola, futuramente no trabalho e também na vida.

Certamente o ambiente escolar é um excelente laboratório para desenvolver soft skills, pois a todo momento os estudantes estão em contato com outros muito diferentes deles e isso oportuniza de maneira muito satisfatória essa vivência e aprendizagem. As soft skills são extremamente importantes para o indivíduo saber lidar com as complexidades das relações cotidianas, e contribuem para que elas sejam mais saudáveis e harmônicas.

Mas como desenvolver de maneira prática tais habilidades em sala de aula? Veja alguns exemplos a seguir:

– Promova com frequência trabalhos e atividades em duplas ou equipes dentro e fora da sala de aula;

– Desenvolva projetos interdisciplinares que ultrapassem os muros da escola e tenham real significado para os estudantes;

– Torne o processo de ensino- aprendizagem significativo e desperte a curiosidade, enxergue os estudantes como protagonistas através das metodologias ativas;

– Crie grupos de estudo entre os estudantes, promova debates e mesas redondas para discussão;

– Envolva-os em atividades que permitam a busca pela resolução de conflitos e estimulem a criatividade;

– Crie momentos em que os estudantes possam ser ouvidos e expressem seus pensamentos e emoções. Desenvolva a habilidade da escuta ativa;

– Utilize da tecnologia em favor da educação.

Para lidar com essa geração tão peculiar, a escola e educadores precisarão rever suas práticas e currículos, somente assim conseguiremos atingir esses indivíduos e alcançar nossa missão, que é deixar para esse mundo pessoas melhores que nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *