VOCÊ USA O RELÓGIO OU ELE TE USA?

Por muito tempo em minha vida vivi “correndo” e querendo controlar o tempo. O tempo de tudo e de todos da minha família. Sabe aquela escrava do relógio? Era eu.

Este comportamento iniciou logo após a maternidade. A mudança de rotina e a necessidade de manter a exatidão dos horários diários (amamentação dos meus bebês e a rotina da casa)  foram me tornando cada dia mais exigente e ao mesmo tempo fui adquirindo excessos de atividades na minha vida que ao longo do tempo se tornaram prejudiciais.

A maioria de nós mulheres fomos criadas e educadas para organizar o espaço em que vivemos e tradicionalmente somos as “donas da casa”. Não quero aqui explanar sobre o posicionamento e nem o papel da mulher em sociedade, mas falar sobre os sentimentos e comportamentos que adquirimos nos diversos ciclos de nossas vidas que são oriundos de nossas escolhas.

Sem percebermos vamos aos poucos criando rotinas e hábitos nocivos para nossas vidas e de nossa família. Começamos aos poucos incluindo atividades novas, desafios novos, rotina diferenciada e quando vemos estamos sufocadas, cheias de coisas para fazer e sem tempo para nosso próprio cuidado.

Fonte: OLIVEIRA, M. (2022)

Quantas de nós, várias vezes deixamos de ir dormir porque tinha uma louça para lavar? Que deixa de ver uma tv, ler, fazer uma atividade física porque tem que lavar, estender roupas? Quantas de nós, arrumamos desculpas para não ir em um happy hour com os amigos, porque temos que ir ao salão de beleza, arrumar a unha ou ir ao supermercado? Quantas de nós, deixamos de sair com nossos namorados e maridos porque era mais importante ir passear com o filho?

São tantas, mas tantas as perguntas que não caberia aqui! Tenho certeza de que você já passou por isso.  Queremos ser a Mulher Maravilha e dar conta de tudo, de todos. Mas, felizmente não conseguimos. Cada “coisa” tem seu lugar, seu tempo e seu espaço.

Durante esta trajetória de querer dar conta de tudo e mais um pouco, vamos nos sobrecarregando e adquirindo sentimentos de ansiedade, busca pela perfeição e a frustação. Isso porque chega num determinado tempo que não conseguimos mais ou então fazer todas as coisas da maneira perfeita que desejamos.

Então a melhor forma de você lhe dar com a rotina diferente e desafiadora é se organizar e tentar ser mais produtiva. Anota aí algumas dicas:

– Comece o mais cedo possível.

– Anote suas tarefas em uma agenda.

– Planeje sua lista de tarefas à noite.

– Divida seus deveres em pequenas tarefas.

– Defina prazos e tempo para executar.

– Crie suas recompensas.

– Não faça diversas coisas ao mesmo tempo.

– Não busque a perfeição

– Permita que o outro te ajude.

Reflita! Tenho certeza de que com estas dicas você conseguirá administrar melhor sua rotina e se permitirá ter uma vida mais tranquila e equilibrada.

Conte comigo e até o próximo post!

 

Fonte: www.diariodasaude.com.br

 

1 thoughts on “VOCÊ USA O RELÓGIO OU ELE TE USA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *