A moda passa e a frustração fica.

Vou te dizer o risco que você corre ao querer seguir a moda na arquitetura.

O tempo todo somos bombardeados com novidades no mercado de produtos, com pessoas de influência nos dizendo que algo é bom e bonito, com propagandas dizendo que precisamos de algo para nos sentirmos felizes. Acabamos muitas vezes condicionados a querer algo por ver tantas outras pessoas adquirindo certa coisa sem se quer pensarmos se esse algo realmente faz sentido para mim.

O que mais vejo na minha área de atuação que é arquitetura, são pessoas gastando tanto dinheiro, muitas vezes até se endividando para comprar algum produto e após adquiri-lo, logo descobre que esse mesmo item já foi substituído por outro, e por outro, fazendo com que seu investimento perca o sentido, levando essa mesma pessoa a frustração ou um novo endividamento e prejuízo.

Esse é o risco que muitas pessoas comentem ao querer seguir a moda, pois a moda passa e a frustração fica.

Ao perceber esse problema venho trabalhando uma ideia diferente com meus clientes, seguires e leitores. Existe uma solução para deixar nossa casa sempre linda e elegante sem a necessidade de renova-la a todo momento. Mesmo que você pense “eu tenho dinheiro e quero algo, se eu enjoar eu troco”. Não estou falando somente sobre dinheiro, pois pense comigo, se você investe em um revestimento para uma parede enorme, como é o caso da parede em 3d, logo você enjoa ou percebe que deixou de ser elegante. E agora? Para remover esse revestimento exige uma mão de obra demorada, exige tempo, bagunça, sujeira, barulho, limpeza pós obra, desgaste emocional, etc. Se ainda todo esse trabalho tiver que ser feito com você e sua família morando no local provavelmente resultará em dor de cabeça e estresse, e ao pensar em toda essa dificuldade, você acabará adiando, mesmo que já não suporte mais ver esse elemento todos os dias, resultando em um desconforto e um incômodo em seu próprio lar.

A parede 3d foi somente um dos vários exemplos que tenho visto.

Então como fugir desse desgaste emocional e financeiro e ainda assim ter a casa sempre linda e elegante?

A primeira dica que eu dou é para que pense e analise se isso faz sentido para você, se vai te proporcionar conforto, funcionalidade, se representa sua personalidade, ou se você apenas foi condicionado a comprar.

A segunda e não menos importante é: Invista em uma arquitetura atemporal.

Atemporal é algo que não perderá seu valor ou sua beleza em um curto espaço de tempo, ou seja, ao investirmos em móveis e elementos atemporais em nosso lar, sempre teremos uma casa linda, confortável e elegante.

Exemplo de decoração atemporal – Foto não autoral (fonte: pinterest)

Eu sempre recomendo a contratação de um profissional, seja de qualquer área, deixe alguém com experiência te ajudar nesse momento tão especial e te direcionar corretamente onde você pode investir e também, onde pode economizar para ter sua casa como sempre sonhou. Mas atenção, para cada perfil de cliente existe um tipo de profissional ideal, e muitos arquitetos, designers ou decoradores seguem a moda, então avalie bem antes o tipo de profissional que irá contratar.

Como saber escolher o profissional ideal?

Você vai aprender a distinguir agora, a partir dos exemplos que darei de atemporalidade na arquitetura.

Já entendemos o conceito de atemporalidade, agora vamos aprender como distinguir o que é moda e o que é atemporal.

Começo falando que tudo com excesso de cores, informações ou detalhes demais, tendem a enjoar com facilidade, então procure evitar sempre elementos com excesso, opte por elementos lisos, estética limpa, linhas retas, sem exageros em seu design.

Exemplo: pintura ou papel de parede geométricos, imagine só você olhar todos os dias para esse detalhe, as chances são altíssimas de enjoar. Assim como tapetes coloridos e desenhos geométricos.

Podemos substituí-los por papel de parede lisos, ou com algum detalhe de geometria que tenha uma repetição, com apenas uma cor ou tom sobre tom, os papéis de parede que imitam linho tbm são ótimas opções para deixar um espaço mais aconchegante e elegante.

Ou apenas uma pintura lisa de cor neutra, você pode usar quadros para dar vida, com figuras que tenha sua personalidade e se você enjoar, será fácil de trocar.

Opte por tapetes também em cores neutras como cinza, cor crua de algodão, bege… o tapete em tear de algodão é uma ótima pedida.

Exemplo de decoração atemporal – Foto não autoral (fonte: pinterest)

Um grande vilão que está com o tempo contato são os sofás “trabalhão”, aqueles bem robustos, com tecido que brilha, cheio de costuras que os tornam bem demarcados, roubando toda a atenção da casa para eles. Por mais que muitos defendem ser um item confortável, existem muitas opções mais elegantes e tão quanto confortável, seguindo o mesmo princípio das dicas dadas anteriormente, como: linhas retas e sem excesso nos detalhes. Para explicar ainda melhor, vou deixar duas imagens a baixo.

São sofás confortáveis, possuindo a função de retrátil e reclinável, onde um é muito robusto, podendo pesar e tirar a leveza da sua sala, enquanto o outro, além do conforto, possui um design simples, contribuindo em um ambiente leve e agradável visualmente.

Ainda sobre estofados, opte por tecidos sofisticados e naturais como é o caso do linho e o couro que sempre estarão em alta e contribuirá com uma casa elegante.

Móveis em madeira também é um bom investimento, a madeira sempre esteve presente em projetos sofisticados e elegantes, além de ser um elemento atemporal, o acabamento amadeirado traz aconchego para nosso lar. Um ambiente cromático, sendo ele todo cinza, branco, preto, remete a um ambiente frio. Em contra partida, quando colocamos um amadeirado no espaço, ele aquece o ambiente dando vida ao espaço.

Esse amadeirado pode estar presente no piso como o piso de madeira, vinílico ou laminado. Nas paredes com painéis em lâminas de madeira ou mdf, como também nos moveis, sendo eles de madeira natural ou chapas de mdf que imitam a madeira natural.

Se você quer usar algum elemento de cor em sua casa, opte pelas cores mais fechadas e sem estampas, onde esse elemento deverá ser o ponto de partida para sua decoração, como um sofá azul por exemplo, que fica lindo com outros móveis em couro, madeira, cinza, branco e preto.

Ou um tapete em listras coloridas, onde os demais elementos deverão contribuir com a leveza e ornamentação desse espaço.

Exemplo de decoração com cor- Foto não autoral (fonte: pinterest)

São muitos detalhes quando falamos em decoração, por isso a importância de contratar um profissional qualificado da área para te ajudar. Com um projeto, você vai visualizar tudo com antecedência, sabendo exatamente onde e como investir seu dinheiro, evitando retrabalho, frustração ou prejuízo. A partir dessas dicas, espero ter ajudado na escolha do profissional ideal que esteja alinhado com os mesmos princípios e que vá atender suas necessidades.

E se você quiser aprender ainda mais, te convido a me acompanhar também nas minhas redes sociais onde estou sempre dando dicas como essas por lá. @fabifranco.arq.

Obrigada pela leitura, espero ter contribuído de alguma forma, até a próxima.

3 thoughts on “A moda passa e a frustração fica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *