A 1ª consulta com o ginecologista

A primeira consulta com o ginecologista

A primeira consulta com o ginecologistaA primeira consulta com o ginecologista

Quando é a hora certa que uma jovem mulher deve procurar o especialista?

Com toda certeza, a primeira consulta com o médico acontece com a ginecologista já intraútero. Nas primeiras multiplicações celulares, os primeiros movimentos, todo o crescimento é acompanhado bem de perto em um vínculo de amor e cuidado, em que o cordão umbilical se liga à mãe e se estende à família toda. Além de entrelaçar afetos que, embora se diga “é cortado na hora do parto”, isso não acontece: o cordão permanece ligado a vida inteira.

O primeiro momento de dificuldade vem pela dor do parto, a primeira separação da mãe. Nesse momento, está transvestido de obstetra a ginecologista, que está presente amparando o primeiro suspiro de vida e presencia a mágica chegada da luz que vem iluminar o novo lar. Choro e lágrimas em um turbilhão de emoções despertam a vida com a força que ela merece.

Durante a infância, ocasionalmente, o ginecologista está lá em um “corrimento” (leucorréia), no prurido vaginal, ou até outro sintoma. O profissional estará na retaguarda para a mínima necessidade. Entretanto, vem a dor do crescimento que revela, na puberdade, a mudança corporal e “brotam” as mamas, nascem os pelos, afloram as sensações ainda “estranhas”. Nesse momento, a ginecologista orienta, faz exame e quase como um “guru”, vem falar sobre sexo, experiências, riscos e prevenção sobre um mundo novo. Preservativo, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis agora são temas que dividem espaço com a saudade das brincadeiras de criança enquanto se abrem portas de um caminho novo sem volta.

Agora, mais adiante, vem a constituição de nova vida a dois e quem sabe a maternidade. Quem também estará nesse momento? A ginecologista.

Mais adiante então vem a maturidade e não menos arrebatadoras são as modificações … chega a menopausa. O corpo se transforma, a vida faz balanço. Sexualidade, busca da saúde e bem viver são assuntos para a ginecologista nessa nova era.

Portanto, quando me perguntam “quando deverá ser a primeira consulta com ginecologista?”, eu digo: com certeza quando há vida”.

Dra. Eliane Espíndola

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia

Membro da Associação dos Diplomados em Escola Superior de Guerra

Membro do corpo clínico do Hospital Santa Genoveva, Unimed Uberlândia e Unicred

 

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *