A vitória no vestibular: um olhar de leveza e realização

A vitória no vestibular: um olhar de leveza e realização

A vitória no vestibular: um olhar de leveza e realização

A vitória no vestibular: um olhar de leveza e realização

“Ao ver o nome na lista de aprovados, surge a convicção de que a jornada valeu a pena!”

Sou Tarsila, estudante, ex-vestibulanda, aprovada para o curso de Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Acredito que a etapa de preparação, a fim de ingressar no ensino superior, foi primordial na minha formação enquanto ser, pois significou amadurecimento, descobertas, redução da alienação diante da realidade e expansão da perspectiva de mundo. Apesar dos pontos positivos, noto que essa fase apresentou desafios diversos que impuseram a necessidade de resiliência, por meio de reinvenções e adaptações no contexto atual de pandemia.

Vivemos em um momento marcado por uma crise multifacetada, sanitária, educacional, política, econômica, que acirrou ainda mais abismos e desigualdades sociais, escancarando a fome, a miséria, os lutos não vividos e tantas perdas humanas. Nesse cenário, infelizmente, a possibilidade de continuar estudando tornou-se um privilégio ainda maior, uma oportunidade para poucos. Porém, sinto falta de socializar, criar vínculos e afetos humanos, afinal, minha casa transformou-se em uma extensão do colégio pré-vestibular.

A minha jornada de estudos foi amparada no curso preparatório do Colégio Nacional, em Uberlândia, aliado a abordagens extras na internet, a partir de videoaulas. Nesse sentido, realizei vários simulados e refiz muitas provas antigas com foco no Enem e no vestibular da UFU. Ao identificar melhor o perfil padronizado de assuntos cobrados em cada exame, é possível fortalecer a preparação, unindo teoria e prática, para desenvolver uma estratégia efetiva de resolução de questões e treinar, conforme o tempo disponível.

Outra tática importante é corrigir, de forma sincera e consciente, os simulados concluídos, porque ao identificar as falhas, podemos superar os erros, evitar que se repitam e preencher lacunas de conhecimento. Assim, tinha o hábito de acessar os plantões virtuais com os professores de excelência do cursinho para sanar dúvidas e, também, buscar mais resoluções em canais do YouTube, como “Ferretto Matemática” e “Umberto Mannarino”.

Além disso, fazia anotações das informações transmitidas durante as aulas do pré-vestibular e gostava de criar algumas fichas rápidas de resumo (“flashcards”), nas quais escrevia palavras-chave e tópicos essenciais dos conteúdos mais difíceis, mas que eram recorrentes, então, precisava fixá-los e relembrá-los.Outro fator relevante é ter um espaço de estudos organizado e silencioso, visando manter a disciplina, o foco e a atenção plena sem distrações do celular, como notificações de redes sociais.

A vitória no vestibular: um olhar de leveza e realização

Tive a felicidade de caminhar ao lado de amigos que ajudaram a reduzir o peso das autocobranças e burlar as autossabotagens, assim, trocávamos ideias, debatíamos questões e espairecíamos um pouco a mente por videochamadas em um grupo de WhatsApp. Com certeza, o apoio da família, dos mestres e a torcida dos amigos foram determinantes nesse processo.

Por fim, penso que o suporte psicológico é imprescindível, visto que essa fase da existência é repleta de angústias, incertezas e adversidades. Desse modo, cuidar da saúde mental foi um auxílio de grande valia para estar no “aqui e agora”, ou seja, no presente, identificar meu propósito de vida, evitar a ansiedade, aceitar o que está ao meu alcance sem tantas cobranças, tentativas de controle e procrastinação.

Recomendo o Instituto Patrícia Naves Garcia, o qual foi um esteio terapêutico que me impulsionou rumo a essa vitória. Ademais, reservava um horário do dia para praticar atividades físicas, como caminhada e musculação, já que me permitiam desconectar dos estudos, relaxar o corpo, a mente e manter a sanidade.

Portanto, ao ressignificar o olhar, percebi que os caminhos escolhidos, as rotas recalculadas e os oceanos navegados resultaram em uma nova versão de Tarsila, sigo em transformação, mais próxima de quem sou e disposta a viver novas experiências.

A todos os vestibulandos que anseiam a conquista de uma vaga em uma universidade, desejo força, coragem, resiliência, perseverança e determinação ao longo desse período passageiro. Apesar do contexto pandêmico de Covid-19, conheçam-se, cuidem-se e sigam no seu próprio tempo. Afinal, ao ver o nome na lista de aprovados, surge a convicção de que a jornada valeu a pena!

Tarsila Carneiro Lúcio

Universitária do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *