Sexualidade Feminina

Beto Pinheiro

Graduado em Teologia, pós-graduado em Terapia Familiar e Sexologia, e pós-graduando em Psicanálise Clínica

 

“Viva com profundidade, com intensidade, com amor, com prazer, com liberdade toda a sua sexualidade.”

 

 

 

Sexualidade Feminina

Os principais tabus enfrentados pelas mulheres

Depois de muitas lutas, determinação e sacrifício a voz da mulher começou a ser ouvida e têm tomado seu devido lugar na sociedade. Apesar de várias conquistas, ainda existem muitas bolhas que precisam ser estouradas para que, assim, a sociedade se torne mais madura e igualitária.

O avanço feminino na área da sexualidade, ponto que era visto como algo secundário por razões culturais e até mesmo por falta de conhecimento, a forma preconceituosa e machista sufocava as mulheres, impondo-as em condições de repressão e silêncio.

Com um aspecto complexo, a sexualidade feminina abrange uma gama de sentimentos, comportamentos e atração dentro a sexualidade, variando entre os indivíduos, pois é diversa e muda de acordo com as experiências pessoais, culturais, convívio social e biológica, fatores que poderão influenciar a vivência da mulher.

Mesmo com avanço nesta área, as discussões em torno da sexualidade feminina são restringidas de forma velada, colocando os estereótipos, impondo tabus sociais, piadas de cunho machistas e preconceituosas. Tais atitudes fazem com que o tema fique “derrapando” e não saia do lugar, colocando mais um obstáculo na capacitação das mulheres em explorar a sua sexualidade com seus próprios termos. É uma luta diária para romper essas barreiras.

Por muito tempo o sexo era visto apenas para reprodução e exclusivamente para satisfazer o prazer masculino, criando uma cultura onde a mulher era vista como um simples objeto, sem vontade, sem voz, sem ação e sem razão. Portanto, ao abordar as discussões sobre a sexualidade feminina é necessário demonstrar interesse, respeito e sensibilidade, dando voz e reconhecimento as experiências diversas, tomando consentimento em todas as interações sexuais e priorizando, acima de tudo, a comunicação.

Além da voz, as interessadas precisam encontrar formas de se conhecerem melhor para entenderem seus desejos e necessidades, pois ainda existem diversos relatos de mulheres que sentem dificuldade de se libertarem dentro dos relacionamentos mais íntimos por sentirem insegurança e medo.

A sexualidade vai muito além do ato sexual e a melhor forma de quebrar este tabu é através da educação sexual indicada para a devida idade da mulher e das orientações corretas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *