Revelando a Endometriose no Março Amarelo: iniciativas de educação e prevenção.

 

Câmara Municipal de Piracema

O mês de março é tão feminino que engloba duas cores de campanhas na saúde da mulher: “Lilás” para manejo e combate ao Câncer de Colo Uterino, e “Amarelo” para o mês mundial de conscientização da Endometriose. A campanha do Março Lilás foi recentemente abordada na coluna saúde.

O foco do Março Amarelo é capacitar as mulheres com conhecimentos e recursos para identificarem os sinais precocemente da Endometriose, e procurarem a intervenção médica adequada, pois muitas podem não estar cientes dos sintomas ou da gravidade da patologia.

Os principais sintomas podem ser cólicas menstruais, com piora progressiva da intensidade ao longo dos meses, excesso de fluxo menstrual e dores em baixo ventre na relação sexual.

Algumas consequências podem ser dor pélvica crônica e infertilidade. Pode ocorrer em qualquer idade da vida reprodutiva, entretanto, mais comum a partir dos 30 a 35 anos.

A campanha sublinha a importância de abordagens de tratamento dos aspectos físicos como emocionais da Endometriose. Isto envolve não apenas intervenções médicas, como terapia hormonal ou cirurgia, mas também abordagens holísticas, incluindo modificações dietéticas, exercícios físicos e técnicas de controle do estresse.

Converse com outras mulheres, pergunte sobre os sintomas citados. Estimule a procura por ajuda especializada. Juntas, podemos preparar o caminho para a detecção precoce e tratamento eficaz, oferecendo esperança para um futuro melhor, livre dos encargos da Endometriose.

Grande Abraço!

Dra. Gisele Vissoci Marquini – Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal.

CRM-MG: 34170   RQE:19701

 

Fonte imagens: google domínio público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *