Crianças em férias, e agora?

Férias

Quando meus filhos entravam em férias escolares eu ficava mais feliz do que eles, pois teríamos mais tempo juntos, eu não teria que acordar tão cedo para levá-los para a escola… mas é verdade que também já passei por momentos desafiadores.  Uma certa vez, estavam no começo da adolescência, férias de fim de ano, todos em casa.  Eu podia ir ao supermercado quantas vezes fosse, os alimentos pareciam ser abduzidos da dispensa.  “Mamãe” era a palavra mais ouvida, no presencial ou no telefone, e geralmente era seguida de algo do tipo:  Meu irmão me empurrou, minha irmã não me deixa assistir televisão…  Estávamos com os recursos escassos e não iríamos viajar.  Um belo dia, eu não aguentei e falei para o meu esposo:  A gente vai sair por uns dias nem que seja para acampar na cidade vizinha.  Eu não consigo mais de ficar em casa com os quatro comendo e arrumando treta o tempo todo.  Comecei a buscar destinos mais em conta para programas com adolescentes e encontrei uma cidade repleta de esportes radicais.  O nome não podia ser mais propício:  Socorro – SP.  Reservei um quarto para nós 6 em uma pousada bem simples e lá fomos nós.  O mais interessante é que todos os esportes que fazíamos, como rafting, arborismo, stand up pedal, quadriciclo, rapel, tracking… fazíamos juntos.  Até hoje quando perguntam aos meus filhos sobre viagens legais que já fizemos, eles mencionam Socorro.  E olha que já foram para alguns destinos bem cobiçados, mas sabe o que foi tão especial naquela viagem?  A presença; a relação.  O que nossos filhos mais precisam é de pais intencionalmente presentes.

Eu sei que os dias de férias podem ser desafiadores, mas não delegue aos outros o tempo que você pode ter com seu filho. Ainda que você não esteja de férias, é possível organizar a agenda para que vocês desfrutem de momentos juntos neste período onde não há a cobrança das tarefas escolares, estudar para provas, horário para tudo na agenda dos filhotes.  Observe o que cada um deles mais gosta e façam juntos:  Brincar, cozinhar, fazer trilha, andar de bike, nadar, acampar (ainda que no quintal de casa), fazer piquenique, cantar, ler, contar histórias, dançar, fazer passeios… seja criativo e construa memórias afetivas na vida dos seus filhos e na sua vida também.  O tempo realmente voa.  Quando a gente percebe, já foi, e eles não estão mais lá conosco.  Boas férias, boas festas! Aproveite. Seja intencional.

 

9 thoughts on “Crianças em férias, e agora?

  1. Noeli fiorini says:

    Disse tudo! Oque mais amo na minha vida, é estar com eles! E é muuuuito rápido, eles ainda são pequenos e eu já estou nostálgica, hehe.
    Que saibamos aproveitar essas férias e despertar o nosso lado criança, que ainda está ali, em algum cantinho 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *