9 dicas para lhe dar com a frustação afetiva

A vida afetiva é determinante para uma vida feliz. Quando existe uma frustação na vida afetiva a pessoa de forma inconsciente gera uma barreira em diversas áreas de sua vida, impedindo de dar passos adiante e viver novas experiências.

O que nos une a uma pessoa é a vontade de termos uma companhia, acolhimento, intimidade, carinho e troca e quando no relacionamento não existe esse a recíproca, a frustação e a tristeza se instalam.

Mas o que mantêm uma pessoa neste ciclo de tristeza? Geralmente a baixa estima, dependência emocional, idealização, busca por status, comodismo, aceitação e dificuldades de conflitos.

Grande parte das pessoas passam anos vivendo em relacionamentos que não os fazem felizes e realizados. Então diariamente vivem situações desconfortáveis os quais são na verdade pontos de limitação em suas vidas.

Geralmente essas pessoas possuem dificuldades de prosperar em relacionamentos de amizade, de trabalho, nos estudos dentre outros.

Quando há ruptura no relacionamento, seja por qual motivo. Inicia-se uma crise existencial trazendo um desequilíbrio, um peso na mente e no coração. É quando a pessoa precisa se reestruturar e recomeçar uma nova vida sem aquele parceiro (a).

Não é tarefa fácil, mas é essencial buscar superação da dor e seguir adiante. Sabemos que não existe uma receita e para cada indivíduo existe um tempo. Mas para te ajudar neste momento, separei algumas dicas:

  • Evite buscar um culpado: Essa é a primeira dica. Culpar a si ou o outro não ajudará a minimizar o sentimento que está por dentro. Quando existe um término, a culpa na verdade é dos dois envolvidos, mesmo que um tenha dado o primeiro passo. O momento é de autocuidado e ponderação.

 

  • Recolhimento: Um momento importante para se respeitar, de recuar e separa um tempo para si. Se permita se recolher, afinal não precisa mostrar nada a ninguém.

 

  • Evite lembranças: Evite ficar vendo recordações, fotos, presentes etc. Isso só vai trazer sofrimento e lembranças de tempos que foram bons e que não existem mais.

 

  • Foque em atividades que goste: Tente investir seu tempo em atividades que lhe dão prazer e que te trazem retorno, como ler livros, assistir séries e filmes, conversar com amigos, atividades físicas.

 

  • Autoconhecimento: Aproveite este momento para se dedicar a você, a se conhecer, entender onde errou. Esteja pronto (a) para mudar. Terminar uma relação acarreta muitas mudanças, seja ela prática ou subjetiva.

 

  • Pratique o bem: Quando estamos sofrendo, acreditamos que ninguém sofre mais do que a gente, no entanto, isso não é verdade. Por isso procure ajudar o próximo e entenderá, ou melhor, sentirá que outras pessoas passam por desafios e sofrimentos muito maiores do que os seus.

 

  • Não apresse a sua cura: Cada indivíduo tem seu tempo para a cura de suas feridas. Querer correr e ultrapassar o tempo apenas para mostrar para o outro ou por outro motivo, não resolverá o problema. Pelo contrário, apenas postergará mais ainda sua cura.

 

  • Foco no futuro: Para lhe dar com esse momento tão doloroso, é preciso olhar para frente, para o futuro afim de escolher novos caminhos que te fará feliz.

 

  • Lembre-se que és incrível: Seja confiante. Valorize sua trajetória até chegar aqui. Não se envergonhe de nada que passou. Todas as pessoas passam por relacionamentos que não deram certo. Entenda, se não deu certo é porque aquele relacionamento não estava saudável o suficiente para torná-los felizes ao longo do tempo e você merece algo melhor.

Entenda, o importante é estar bem. Seja sozinho ou com outra pessoa ao seu lado. Quando ficar bem, poderá começar ou recomeçar da forma que desejar!

Fonte: https://zenklub.com.br/blog/amor/frustracao-amorosa/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *