Sala de aula invertida: os benefícios dessa estratégia para a aprendizagem.

A sala de aula invertida ou flipped classroom é uma abordagem educacional inovadora que redefine o papel do professor e do aluno.

Este conceito foi desenvolvido por Jon Bergmann e Aaron Sams, dois educadores norte-americanos, na década de 2000. Na sala de aula invertida, o conteúdo é disponibilizado aos alunos fora da sala de aula, geralmente através de vídeos ou materiais online, permitindo que eles estudem em seu próprio ritmo.

Através dessa metodologia de ensino, o estudante deixa de ser um agente passivo da aprendizagem e passa a ser protagonista. Ele deixa de ter o papel de apenas absorver a informação e passa a ser desafiado a aprender para ensinar.

Para aplicar esse formato de aula, o professor no início irá demandar de um esforço maior, pois precisará promover uma mudança de mentalidade tanto nos alunos quanto em suas famílias. Isso porque ambos estão acostumados a receber tudo pronto e nessa proposta, o professor sai do centro e se torna apenas o mediador do processo.

Os benefícios dessa estratégia são inúmeros. Ela promove a aprendizagem ativa, uma vez que os alunos absorvem o conteúdo antes das aulas, tornando o tempo na sala de aula mais interativo e centrado na resolução de problemas. Além disso, ajuda a individualizar o aprendizado, atendendo às necessidades específicas de cada aluno.

A sala de aula invertida é aplicável desde a educação infantil até o ensino superior, adaptando-se às diferentes faixas etárias e disciplinas.

Ela promove a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de organização e autodisciplina desde cedo.

Estudos têm demonstrado a eficácia dessa prática nas escolas, mostrando melhorias no desempenho acadêmico e no envolvimento dos alunos. A abordagem também ajuda a reduzir a evasão escolar, pois torna o aprendizado mais interessante e significativo.

De acordo com os estudiosos da Escola da Inteligência, para transformar a sala de aula invertida em realidade, é preciso que algumas mudanças e um bom planejamento sejam feitos, como:

  • estudar bem a metodologia antes de aplicar;
  • treinar o corpo docente;
  • escolher materiais e recursos tecnológicos com aliados ao processo;
  • preparar toda comunidade escolar para a inserção dessa metodologia;
  • ter clareza nas formas de avaliação;
  • promover momentos de trocas lúdicos e sistematizados.

Para se aprofundar nesse tema, três livros altamente recomendados são: “Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem” de Jonathan Bergmann e Aaron Sams, “A Sala de Aula Invertida: Uma Visão Completa” de Robert Talbert e “Aprendizagem Invertida: Personalização do Ensino e Transformação do Aprendizado” de Flávio Mendes.

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