Infecções Ginecológicas: Medidas de prevenção

Conceito de bactérias de infecção vaginal | Vetor Premium

Fonte imagens: google

Você já deve estar cansada de ouvir “Use camisinha”! Concordo, eu também, mas é necessário. Então, vou fazer a minha parte, e falar novamente “Use camisinha”! E que nunca nos cansemos disso!

Claro que o preservativo protege contra infecções sexualmente transmissíveis e não deve ser negligenciado. Entretanto, há medidas gerais que podem auxiliar também na prevenção de afecções ginecológicas que tanto importunam as mulheres, como candidíase, vaginose bacteriana ou vaginose anaeróbica. Primeiro, o sistema imunológico desempenha um papel vital da defesa contra bactérias, fungos e vírus que podem afetar as mulheres. Portanto, ter bons hábitos de vida, fazer o que gosta, não se privar de sono bom e ter alimentação saudável favorecem um bom sistema imunológico. Para a prevenção do HPV, ainda temos a vacinação disponível.

Além disso, as barreiras físicas de pele íntegra, flora equilibrada e mucosas saudáveis podem ser aliadas na prevenção de infecções ginecológicas. Portanto, ter higienização adequada, usar sabonetes menos abrasivos, preferir roupas arejadas e adquirir o hábito de dormir sem calcinha para arejar o sistema genital podem te ajudar. Algumas deficiências hormonais, em certas fases da vida da mulher, podem dificultar esse controle como no período pós-parto, menopausa ou uso crônico de contraceptivos hormonais. A avaliação especializada foca em todos esses princípios, e te ajuda no diagnóstico e tratamento dessas infecções desagradáveis. Mas lembre-se, você pode fazer a sua parte! Lembre-se de que a prevenção pode ser o melhor caminho para sua saúde genital! Portanto, se cuide, com bons hábitos ginecológicos, sempre!

Dra. Gisele Vissoci Marquini

Ginecologia/ Uroginecologia e Cirurgia Vaginal

CRM 34170MG   RQE 19701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *