As pessoas estão mentindo mais: entenda!

A tecnologia ofereceu as pessoas maneiras de se conectarem, bem como novas formas de comportamento surgiram. Abriu-se a porta pra que qualquer um possa se expressar da maneira como bem quiser e além disso, possibilitou novas oportunidades para a mentira e desonestidade.

Quem nunca disse estar em um lugar e está em outro? “Estou chegando!” ou ainda, inventar uma mentirinha para desmarcar um compromisso? Quem nunca soltou uma mentirinha “despretensiosa”? Atire a primeira pedra quem nunca o fez!

As redes sociais promoveram uma revolução na vida das pessoas. Nos sites de relacionamentos por exemplo, a grande maioria dos usuários mentem sobre suas características pessoais, que quando vistas de frente, não são reconhecidas pelo descritivo apresentado. Tendem a mentir para se sentirem melhor ou para se tornarem mais atrativos.

Se tornou fácil! Isso sem contar com os maus intencionados que criam perfis falsos para roubar, convencer, perturbar etc, mas este não é o caso a ser visto aqui.

No trabalho, nota-se que elaborar um e-mail com justificativas é bem mais fácil do que encarar um superior de frente. Os encontros entre pessoas estão acontecendo apenas quando necessário, porque o que pode ser resolvido por uma simples mensagem tem aumentado cada vez mais.

É surreal pensarmos que quase tudo hoje se resolve por mensagens instantâneas. Vendas, compras, negócios, documentos, relacionamentos… praticamente tudo se começa através de uns cliques. Pouco usamos os telefones para fazer ligações. Simples, rápido e fácil. Não demanda esforço nenhum dos usuários.

Com isso a comunicação entre as pessoas facilitou a mentira. Conforme site Wikipédia, “mentira é uma afirmação ou negação falsa dita por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, ou se engana sem ser propositado mas na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres.”

Importante salientar que o indivíduo mente porque não haverá uma pessoa que o contestará, que poderá checar se a informação é verdadeira ou não. Com o passar do tempo, pequenas mentirinhas vão se tornando um vício e a pessoa não percebe.

Não percebe porque considera que aquela “mentirinha” não vai fazer mal a ninguém, mas faz ou fez bem para ele naquele momento. Então, a mentira vai se tornando um hábito. Péssimo, digamos!

Tem que se ter muito controle e consciência quando se usa as redes sociais e aplicativos de mensagens porque se não, acontecerá o que vem acontecendo com os usuários nos últimos anos: mentiras. Uma atrás da outra, fazendo com que nos tornemos personagens que são moldados conforme a necessidade do momento e não conforme nossa realidade e caracter.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *