Vitamina D e seus benefícios

Como estão os seus níveis de Vitamina D?

Sabia que ela possui diversos benefícios para a nossa saúde?

São funções já descobertas do hormônio: metabolismo do cálcio e mineralização óssea, possivel proteção cardiovascular, prevenção/tratamento da depressão e, claro, melhora do sistema imune, algo que todos passamos a dar mais valor depois dos últimos anos.

Há uma década, a principal razão para solicitação de dosagem de vitamina D era a preocupação sobre a densidade óssea do paciente. No entanto, uma enorme quantidade de trabalhos tem agora implicado o pro-hormônio em uma série de condições, incluindo, entre outros, certos tipos de câncer, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, tuberculose, doença de Alzheimer, psoríase e várias causas de mortalidade, indicando que a deficiência de vitamina D é prevalente. 

Foto:Bem estar

Mas sabe no que ela também pode ajudar? Nas suas funções cerebrais!

De acordo com um novo estudo, publicado em 7 de dezembro de 2022, no Alzheimer’s & Dementia: The Journalof the Alzheimer’s Association, maiores níveis de vitamina D no tecido cerebral foram relacionados a um melhor desempenho do cérebro.Esta investigação reforça a importância de estudar como os alimentos e nutrientes criam resiliência para proteger o cérebro envelhecido contra doenças como a doença de Alzheimer e outras demências relacionadas disse a principal autoral do artigo,Sarah Booth.

A demência é multifatorial e muitos dos mecanismos patológicos subjacentes a ela não foram bem caracterizados explicou Kyla Shea. A vitamina D pode estar relacionada a resultados que ainda não examinamos, mas planeamos estudar no futuro.

Ou seja, mais estudos são necessários, mas já sabemos que, de alguma forma, manter bons níveis de vitamina D traz diversos benefícios, inclusive para a saúde cognitiva.

Por isso, ao menos uma vez ao dia, preferencialmente no período de 11h às 16h, busque 10 min de exposição ao sol (não é “torrar”, não é isso). Agora, para aqueles que mesmo assim não têm tempo, não conseguem se expor ou têm alguma restrição aos raios solares, existe suplementação da vitamina D.

Busque consultar o seu médico ou nutricionista para que seja possível encontrar a dose adequada para você.

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista CRN/MG8696

Centro Clínico UMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *