Centro Municipal de Cultura recebe St. Patrick´s Day da Ascau com entrada franca

Comemoração irlandesa ganha um toque de cinco cervejarias artesanais mineiras e atrações musicais em um evento para toda a família

Inaugurado em 2021, o Centro Municipal de Cultura (CMC) tem sido um dos espaços mais requisitados de Uberlândia. O prédio que abrigou o Fórum, agora está aberto para eventos culturais diversos, abriga a Biblioteca Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Galerias de Arte e tem uma área externa com playground onde é possível proporcionar uma experiência agradável e confortável para o público. Por isso, este foi o local escolhido para o St. Patrick´s Day da Ascau (Associação das Cervejarias Artesanais de Uberlândia), que acontece na sexta-feira e no sábado, 24 e 25 de março, com entrada franca e grandes shows.

Comemorado no dia 17 de março, data da morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, a homenagem em forma de festa ganhou espaço em outros países por causa da imigração. Nem todos têm grandes desfiles como Nova York, nos Estados Unidos, mas graças ao aumento da produção de cervejas artesanais no país, o Dia de São Patrício tem conquistado cada vez mais adeptos. A cor verde é um dos principais símbolos da data, assim como o trevo de três folhas.

Os dados mais recentes do “Anuário da Cerveja 2021” do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja) mostram que o Brasil está cada vez mais “cervejeiro”. Na data da publicação da pesquisa, eram 1.549 cervejarias, 12% a mais que no ano anterior.

Segundo reportagem da Forbes Agro de setembro do ano passado, a produção em 2021 foi de 14,3 bilhões de litros de cerveja,  que movimentou R$ 77 bilhões. Ainda segundo o anuário, as regiões sul e sudeste são as que mais têm fábricas em atividade. É uma forma de movimentar a economia e gerar emprego para as cidades.

E como tem muitas mulheres cervejeiras, o espaço é amigável para crianças. Além do playground do CMC, que tem uso gratuito, haverá também um espaço kids com monitoria e atividades com preço fixo para que os pais aproveitem melhor a festa enquanto as crianças também se divertem. O espaço também terá uma praça de alimentação.

A Ascau está em atividade há 4 anos, contando 2 de pandemia, e tem 12 associados A associação realiza quatro eventos por ano. Esta é a segunda edição do St. Patrick´s Day e vai novamente reunir duas paixões: cerveja e rock and roll. Com shows de Battery Metallica Tributo, Big Jackers (AC/DC Cover), de Araxá, Duo Country, Metástasis e Renato Quase Russo. O público pode esperar uma trilha sonora de qualidade. Saiba mais sobre as atrações culturais abaixo e agende-se!

SERVIÇO
O QUE: St. Patrick’s Day Ascau
QUANDO: sexta (24) e sábado (25)
HORÁRIO: Sexta das 17h às 22h e sábado das 16h às 22h
ONDE: Centro Municipal de Cultura (Antigo Fórum) – Praça Jacy de Assis s/n – Centro
ENTRADA FRANCA
AMIGÁVEL PARA CRIANÇAS – Playground gratuito do CMC e espaço kids com monitoria com valor fixo
CERVEJARIAS CONFIRMADAS: Abadiana | Benedith | Fábrica 5 | Nuh | Überbrau
SHOWS SEXTA: Metástasis | Renato Quase Russo
SHOWS SÁBADO: Duo Country | Big Jackers (AC/DC Cover) | Battery Metallica Tributo

SAIBA MAIS
CERVEJARIAS
ABADIANA: A Abadiana tem sua sede em Uberlândia e a cervejaria ganhou este nome por conta da sua localização. O nome é referência à Nossa Senhora da Abadia, a padroeira do Triângulo Mineiro, uma forma de homenagear a região que abriga a cervejaria.

BENEDITH: Fundada em Uberlândia em 2011 foi uma das primeiras cervejarias a apostar no mercado artesanal na região. Além de festivais temáticos já formou mais de 600 alunos. Atualmente conta com dois bares da fábrica com sistema de autosserviço de chopes.

FÁBRICA 5: Microcervejaria em atividade em Uberlândia desde 2019. Surgiu com o objetivo de levar seus produtos a um público maior, destacando a diversidade da cultura cervejeira no Triângulo Mineiro. Constituída atualmente pelas cervejas Barba Negra,  Crafty Keg Brewery e Nazareth.

NUH BEER: Microcervejaria mineira em atividade há 5 anos. O bar da Fábrica está no Mercado Municipal de Uberlândia, onde há 20 torneiras com diferentes estilos para todos os tipos de admiradores de cerveja. Também marca presença em bares como o Ópera e Empeiria Gastro Beer.

ÜBERBRAU: É a primeira cervejaria artesanal do Triângulo Mineiro. Iniciou suas atividades em 2008 em Uberlândia e hoje produz 14 estilos de cerveja. A Fábrica fica no bairro Tibery e o bar da fábrica está em um charmoso espaço no Mercado Municipal de Uberlândia.

BANDAS
BATTERY: A banda mais nova entre as que se apresentarão no St. Patrick´s Day da Ascau. O tributo ao Metallica encerra o evento no sábado e leva junto um quarteto de cordas que torna o projeto ainda mais especial. Formada em janeiro, a banda privilegia o formato acústico da fase S&M (1 e 2) do Metallica e o objetivo é levar as músicas da banda para o público de todas as idades. Pioneiro na região, o grupo apresenta o Metallica que todo mundo conhece de uma forma mais suave.

BIG JACKERS: A banda de Araxá chega para encerrar a primeira noite do St. Patrick´s Day no Centro Municipal de Cultura. No repertório, os clássicos de uma das maiores bandas de rock do planeta, AC/DC, tocados com a fidelidade esperada de um grande tributo. Prepare-se para hits como “You Shook Me All Night Long”, “Highway to Hell”, entre outros. A banda já se apresentou em Uberlândia, na área externa do Teatro Municipal e pretende trazer ainda mais energia desta vez.

DUO COUNTRY: Projeto formado por Iuri Resende e Lukas Simon, como estudo de pesquisa e divulgação da música americana e suas vertentes. Focado, principalmente, no som produzido pelos pioneiros do Oeste americano, a banda destaca o Berço Western e as ramificações de seus pares, como o Rockabilly, o Blues, o Western Swing, entre outros. O primeiro single do duo acabou de sair: “Estorvo”, e você pode ouvir nas plataformas digitais.

METÁSTASIS: A banda Metástasis conta com Lawrence Garcia, nos vocais, Francisco Naves na guitarra, Flávio Malagoni no baixo, os três médicos, e ainda com o guitarrista Felipe Borges e o baterista e cervejeiro Jeff Waismann.  Eles prepararam um set voltado para os grandes clássicos do Rock’n Roll e do Heavy Metal. No setlist, músicas de Judas Priest, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Accept, Slayer, Dio, entre outros.

RENATO QUASE RUSSO: Há anos o melhor cover de Legião Urbana em território nacional. RQR e banda levam a atmosfera dos shows de uma das melhores bandas do Brasil para onde vão. No Centro Municipal de Cultura, vão tocar os grandes clássicos de Renato Russo e da Legião Urbana, no mês que além de celebrar o Dia de São Patrício (17) também é marcado pelo nascimento do líder da Legião (27). Um bom motivo para revisitar a obra desse artista único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *