Paisagismo residencial ganha novos adeptos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A novidade tem agradado a população na busca por quem procura por espaços mais arborizados

Antes eram artigos de luxo e destaques apenas em casas de personalidades, famosos e capas de revistas, mas hoje os jardins, sejam eles horizontais ou verticais, tornaram-se verdadeiros aliados para a parcela da população que busca uma decoração natural, simples e prática. Todo cuidado é pouco na hora de manter e cuidar desses espaços. O paisagista Neto Mundim conversou com a equipe da Revista Soberana e esclareceu dúvidas gerais a respeito da conservação, tipos de plantas adequadas para cada ambiente, entre outros tópicos.

R.S: Por que as pessoas estão procurando deixar residências e empresas mais arborizadas?

N.M: As pessoas têm valorizado cada vez mais o bem-estar e o contato mais próximo a natureza, principalmente após o período que vivemos de isolamento social.  As plantas, de modo geral, auxiliam na redução da temperatura, melhoram a qualidade e umidade do ar e ainda, aumentam a produtividade, beneficiando assim a nossa saúde mental, contribuindo com a redução dos sintomas relacionados, principalmente, ao estresse.

R.S: Quais são os tipos mais comuns de plantas? E as mais fáceis de serem cuidadas?

N.M: As suculentas são plantas muito populares, são resistentes e de baixa manutenção. Além dela, temos a espada de são Jorge, o lírio da paz, a zamioculca e o antúrio classificadas como plantas mais fáceis de serem manuseadas. Inclusive, são ótimas opções para quem está iniciando no mundo da jardinagem.

R.S: O que levar em consideração na hora de escolher a planta ideal para o jardim de casa? E para empresas, quais as mais indicadas?

 N.M: Para encolher a planta ideal para seu jardim é fundamental que você tenha conhecimento das necessidades de cada uma delas e do local em que será feito o cultivo. É importante observar se o ambiente possui boa luminosidade. Algumas plantas são mais exigentes quanto aos cuidados, outras reagem bem com menos atenção, como a zamioculca e o pacová, ideais para ambientes internos e empresas.

R.S: Quais os benefícios de se ter um jardim em casa?

N.M: Um jardim além de trazer muita beleza e aconchego para nossa casa, proporciona momentos de relaxamento da nossa rotina estressante, onde o senso de urgência tem falado cada vez mais alto. Também trabalha nossos sentidos, colaborando para que fiquemos mais calmos e otimistas, proporcionando aquela sensação de bem-estar.

R.S: Quais os ambientes mais procurados para instalação dos jardins? Ambientes externos ou internos?

N.M: Antes da pandemia, a procura por projetos em ambientes externos excedia aos de ambientes internos. Mas hoje, vemos muito interesse na criação de espaços verdes internos residenciais e coorporativos, tanto no estilo ‘urban jungle’ quanto mais minimalista, visando aconchego, beleza e bem-estar ao ambiente. Qualquer ambiente pode receber uma composição de plantas, sejam jardins grandes e térreos ou composições no estilo ‘urban jungle’ em vasos, trazendo o verde para dentro do lar.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

R.S: Quais são os cuidados primordiais na hora de criar um jardim em casa?

N.M: O processo de criação e conceito de cada jardim é muito individual. Por isso, desenvolvemos um briefing com o cliente e fazemos algumas perguntas com o objetivo de compreender a rotina da casa, as partes que compõe essa rotina, se possuem crianças, animais de estimação, circulação de pessoas diariamente etc. Diante de todas as informações são avaliadas as necessidades do espaço, a adequação da vegetação, possíveis composições e mapeamento de soluções para problemas existentes.

R.S: De quanto em quanto tempo é necessário realizar uma manutenção no jardim?

N.M: A manutenção é fundamental para que as plantas possam atingir o processo de maturidade da melhor forma. A periodicidade pode depender da finalidade do jardim. Para jardins residenciais, a manutenção deve acontecer com intervalo de 15 a 30 dias. Empresas podem ter suas manutenções feitas a cada 30 dias e espaços de evento, que necessitam de uma apresentação estética imediata, podem inclusive, manter um quadro de funcionários internos para acompanhamento mais próximo das necessidades do jardim.

R.S: Por que é primordial procurar a ajuda de um profissional da área na hora de criar o seu jardim?

N.M: A contratação de um profissional pode evitar ou prever problemas e intercorrências no momento da implantação do seu jardim. Isso vai fazer com que os processos transcorram da melhor forma possível, além de garantir de que toda a parte paisagística estará em perfeita sintonia com as características do espaço.

 

Jadir Júnior | Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *