Uberlândia está entre as 3 cidades com melhor saneamento básico do Brasil

 

Segundo maior cidade de Minas Gerais segue como referência ao ocupar também a primeira colocação dentre as cidades do Estado

Uberlândia está no terceiro lugar no ranking nacional do saneamento básico do Instituto Trata Brasil. A cidade também segue sendo referência em Minas Gerais, ocupando o primeiro lugar no Estado. Além do destaque em todo o País, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também tem a terceira menor tarifa média (R$1,89 por m³) de todo o ranking.

O levantamento do instituto aborda os dados referentes ao saneamento básico com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano 2019, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades. O ranking do Instituto Trata Brasil avalia anualmente os indicadores de acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto das cem maiores cidades brasileiras.

 

Esse bom resultado mostra que a Prefeitura de Uberlândia, por meio Dmae, prioriza o setor com investimentos constantes, antecipando-se ao desenvolvimento da cidade na infraestrutura. Entre as ações de destaque estão uma nova estação de tratamento de água já em pré-operação e a cobertura da rede de esgoto, incluindo bairros mais distantes do setor de chácaras no saneamento, como o Morada Nova, que fica a mais de 20 Km da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. A região passou a contar também com oito estações elevatórias.

O prefeito Odelmo Leão destaca que a classificação no ranking é um reconhecimento dos esforços empreendidos por todos os servidores ao longo dos anos. “Nosso foco tem sido na eficiência, capacitação, uso de novas tecnologias e redução de custos. Também, temos nos antecipado ao desenvolvimento da cidade com a entrega e operação, em breve, ETA Capim Branco, que vai garantir água para a população até 2060”, afirma.

Destaque na Abes

Uberlândia também mantém a posição de destaque pelo quarto ano consecutivo no ranking da Universalização do Saneamento, divulgado em junho, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A cidade se classifica na categoria Rumo à Universalização do Saneamento Básico, destinada aos municípios com mais de 489 pontos. Neste ano, a classificação do rumo à universalização foi alcançado apenas por 37 municípios de grande porte (com mais de 100 mil habitantes). Uberlândia alcançou 497,24 pontos dentro de 500 possíveis.

Pelo ranking, os municípios são avaliados em quatro categorias a partir dos serviços de saneamento oferecidos à população. Já na edição de 2020, o município havia atingido 494,93 pontos. A posição de destaque do município é decorrente dos indicadores alcançados ao longo dos anos no saneamento.

A cidade conta com Plano Municipal de Saneamento Básico, fornece água para 100% da população, trata 100% do esgoto coletado, atende 99% da coleta de resíduos sólidos e destina adequadamente 100% dos resíduos sólidos. Esses números colocam o município em destaque na primeira categoria.

 

Investimento contínuo

Os bons índices apontados no ranking decorrem dos investimentos contínuos por parte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), autarquia da Prefeitura de Uberlândia, na melhoria dos serviços prestados à população. Mais de R$ 385 milhões já foram investidos no sistema de abastecimento e esgotamento sanitário nos últimos 16 anos.

 

Qualidade da água

Para garantir o abastecimento com água de qualidade, o Dmae realiza um criterioso monitoramento desde a captação, tratamento, até a distribuição. Por mês, são analisadas nos três laboratórios da autarquia mais 330 amostras mensais. Elas são coletadas na chegada da água na cidade e distritos, nos 84 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) localizados em pontos estratégicos.  O monitoramento avalia se água fornecida está dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde.

Os relatórios mensais da Qualidade da Água, com as análises físico-químicos e bacteriológicos, conforme determina o Ministério da Saúde, que são turbidez, cor, concentração de cloro, flúor, PH, Coliformes Totais e Escherichia Coli, estão disponíveis para consulta no Portal do Dmae www.dmae.mg.gov.br.

 

Comunicação Dmae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *