O desafio do retorno às aulas e as tendências

O desafio do retorno às aulas e as tendências

O desafio do retorno às aulas e as tendências

O desafio do retorno às aulas e as tendências

“Vivemos o ensino remoto emergencial, utilizando soluções tecnológicas que pudessem manter o ensino e minimizar perdas”

O retorno às aulas de forma segura e com planejamento é o grande desafio mundial. Neste cenário, o Brasil é um dos países que manteve as escolas fechadas por mais tempo. A queda no rendimento e a evasão escolar serão reflexos que aumentarão as desigualdades educacionais existentes no país. Faz-se necessário de forma gradual e com todos os cuidados a volta as salas de aula, pois além da crise sanitária, temos uma crise social com índices alarmantes de desemprego, fome, pobreza, falências e queda de renda acentuada.

Durante a pandemia vivemos o ensino remoto emergencial, utilizando soluções tecnológicas que pudessem manter o ensino e minimizar perdas. Porém, sabemos que nem todos os alunos e classes sociais puderam ser beneficiados com a tecnologia. Os mais jovens, em processo de alfabetização, e aqueles com menos recursos foram os mais afetados pela falta do ensino presencial. Alia-se a este item o desgaste psicológico das famílias, onde o ambiente familiar foi transformado em sala de aula e os pais alçados à condição de orientadores educacionais.

Algumas tendências da Educação pós-pandemia já são realidade:

1) Ensino Híbrido – A combinação entre o presencial e o virtual que permite que o aluno possa rever conteúdos e potencializar o conhecimento adquirido. A incorporação tecnológica no cotidiano educacional é irreversível.

2) Aulas Colaborativas – A conectividade do mundo e o pensamento das ações de forma coletiva e não individual, desenvolveu o sentimento de colaboração.

3) Criatividade e Inovação – A necessidade de aulas que buscassem o envolvimento e a participação dos alunos, será uma constante no pós-pandemia. A Tecnologia deverá ser utilizada para elaboração de aulas criativas e que despertem nos alunos a busca de modelos inovadores. Como exemplos práticos de ferramentas que permeiam esse item temos o uso de Pílulas de Conhecimento e a Gamificação.

4) Higiene e Cuidados – As medidas de segurança e cuidados serão mantidas nas escolas como essenciais.

Esse contexto exigirá das escolas uma qualificação e uma organização pedagógica e administrativa que promova a integração entre o presencial e o virtual. Os professores precisam de treinamento e suporte para incorporar a tecnologia e utilizar as novas tendências para um ensino mais produtivo. Também exigirá das escolas e do poder público o investimento em tecnologia, estrutura e acesso aos mais carentes, pois como observamos, as mudanças são irreversíveis e aumentarão a desigualdade educacional.  Esperamos, com segurança, retornar as salas de aula, pois não existe ambiente virtual que substitua sozinho de forma plena o aprendizado e a troca de experiências vivenciadas no modelo presencial.

Prof. Marco Antônio Socreppa

Mestre em Administração de empresas na UNITRI

Módulo cursado na Saint Louis University em Chicago

Especialista em gestão de qualidade e custos

1 thoughts on “O desafio do retorno às aulas e as tendências

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