Construções saudáveis, mais que sustentáveis

“Mais que prevenir doenças, uma construção saudável traz qualidade de vida física e emocional.”

Você já ouviu falar em construções saudáveis e construções doentes? Muitas pessoas apresentam diversas doenças, como dor de cabeça, asma, rinite, entre outras, mas no final, não são elas que estão doentes e sim as construções em que vivem ou trabalham, pelo fato de as mesmas não terem luz natural e nem circulação de ar. Por esse motivo, a saúde vai de mal a pior.

Nos meus anos de trabalho, tenho visto muitas pessoas pagando o preço de construções doentes, e cada vez mais edificações sendo feitas sem a devida atenção ao que realmente importa: as pessoas. Isto me impactou. Decidi estudar e trabalhar com construções saudáveis e sustentáveis, e vi que tudo começa no desejo de se ter um ambiente de qualidade.

Pensando nisso, vem a pergunta: o que diferencia uma construção saudável de uma construção sustentável? Assim como obras sustentáveis se caracterizam pelo respeito ao planeta, desempenho energético e redução de consumos, uma construção saudável além de tudo isso, é direcionada também à saúde das pessoas. Mais que prevenir doenças, uma construção saudável traz qualidade de vida física e emocional.

Mas afinal, o que é uma construção saudável? É possível descrevê-la de modo bem resumido em alguns passos.

Tudo começa com o desenho arquitetônico. O projeto deve focar na vida humana, que são as pessoas que estarão naquele lugar. Dessa forma, deve-se pensar em personalizar espaços, uma vez que cada pessoa, família e empresa são diferentes. O desenho arquitetônico deve também quebrar o monocromatismo trazendo vida e mais cor aos ambientes.  

Quanto à iluminação saudável, pessoas que vivem ou trabalham sob a luz natural, direta ou indiretamente, produzem mais, tem menos estresse e são mais saudáveis. Por esse motivo, é mais vantajoso pensar em como incentivar a luz natural em todos os ambientes de projeto.

Já no que diz respeito à qualidade acústica, esta não se relaciona apenas com o conforto ambiental. Nos projetos saudáveis, o melhor é manter os ruídos exteriores do lado de fora. Os ruídos inadequados causam irritabilidade, violência e níveis altos de estresse, sem mencionar no possível desenvolvimento de quadros de pressão alta.

Outro item é sobre a qualidade dos materiais. Eles são a essência de qualquer construção. A presença de materiais tóxicos, como metais pesados, tintas, vernizes, colas e compensados com formaldeído e mesmo COV (componentes orgânicos voláteis) devem ser eliminados da construção. Deve-se exigir certificação e transparência nas formulações e entrega dos fornecedores.

É importante mencionar também sobre a qualidade do ar. Um dos maiores índices de doenças respiratórias é proveniente da falta de circulação de ar interno nas construções. Geralmente o ar interno das construções é 90% mais poluído que o ar externo. Como alternativa para solucionar este problema, é preferível fazer janelas maiores com grandes aberturas, de preferência optar pela ventilação cruzada.

Com relação à qualidade da água, é fundamental mencionar que água é vida, mas água sem qualidade não é adequada. Então é viável utilizar-se da correta manutenção e limpeza periódica das caixas d’agua, (a propósito, cabe a seguinte indagação: quando sua caixa d’agua foi lavada pela última vez?).

Por fim, o paisagismo saudável tem extrema importância em uma construção saudável, pois falar de paisagismo é falar sobre nutrir a vida, não apenas paisagismo estético, ou mesmo ornamental. O paisagismo saudável resgata até mesmo histórias de infância. Busque cultivar o paisagismo com este conceito saudável, no qual se utiliza plantas frutíferas, hortas com adubação não toxicas, entre outras alternativas.

 Para nós, a construção deve ser feita para pessoas. Por isso, não desenhamos apenas espaço, nós arquitetamos vida.

Nós acreditamos que um projeto de arquitetura pode sim promover saúde, melhor desempenho e sustentabilidade e não é necessário escolher apenas um dos três para realizar o desejo de uma construção saudável.  

Imagine você tendo um projeto de arquitetura inteligente, com boa iluminação natural, qualidade do ar e um design moderno e envolvente. Aqui na nossa cidade de Uberlândia, nós projetamos muitas construções assim e o seu projeto também pode ser um deles.

Luiz Márcio Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *