Alimentação e atividade física são fatores essenciais para emagrecimento

A atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. Alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento.O sobrepeso e a obesidade estão entre os maiores problemas de saúde pública. No Brasil, uma em cada cinco pessoas são obesas e mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) está com excesso de peso, informa a pesquisa Vigitel 2017.

Mas para quem está com sobrepeso ou obeso, o que ajuda mais: dieta ou exercício? A resposta: ambos. Em conjunto atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade.

Para atingir uma qualidade de vida melhor, não devemos falar em adotar uma dieta X ou praticar um tipo de treino Y. Estamos falando, na verdade, em adotar um estilo de vida que busque atingir bem-estar entre a saúde do corpo e a da mente, em ter uma alimentação saudável e o hábito em fazer exercícios físicos.

Foto:Blog da Liv

Por falar nisso, é praticamente impossível atingir tal feito sem que haja o “casamento” de dois hábitos fundamentais em nosso dia a dia: alimentação saudável e exercícios.

Para emagrecer de forma saudável e manter-se sempre ativo, é preciso investir diariamente na combinação exercício físico e alimentação. Isso porque não é nada eficiente praticar algum esporte ou fazer musculação se a alimentação não está em dia, proporcionando todos os nutrientes necessários para garantir a melhora na musculatura e perda de gordura localizada.

Diversos estudos mostram uma relação positiva entre a prática de exercício físico e a prevenção de diversas doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes, já que o exercício é capaz de provocar uma melhora do perfil lipídico (aumento do HDL , diminuição do LDL e triglicérides) e da sensibilidade à insulina.

Sempre é necessário ter em mente o cuidado com uma boa alimentação em dois momentos: antes e depois do exercício. No entanto, uma alimentação saudável também é essencial nos demais períodos do dia, por meio do fracionamento das refeições, do consumo adequado de proteínas,carboidratos, frutas, verduras e legumes e da baixa ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar.

Além da alimentação, a hidratação também é um ponto chave quando se fala em exercício. Para um bom rendimento, não podemos nos esquecer de ingerir água antes, durante e depois da atividade, pois quando nos exercitamos perdemos muito líquido através do suor.

Se o seu objetivo é perder peso, leve em consideração o gasto calórico: ingira sempre menos calorias do que irá gastar ao longo do dia. Trouxe apenas algumas informações para introduzi-lo à relação entre a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Porém, lembramos que é essencial levar em consideração as particularidades do seu organismo, além de avaliar a sua rotina, no momento de montar uma dieta.Por isso, não abra mão de consultar-se com um nutricionista, que irá avaliar qual a sua necessidade diária de ingestão de nutrientes, levando em consideração o seu metabolismo, tipo físico e atividades realizadas. 

Questão é, você está preparado para melhorar sua qualidade de vida?

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista CRN/MG8696

Centro Clínico UMC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *