Trombofilia é silenciosa, mas nós temos voz. Uberlândia é pioneira em evento sobre Trombofilia e Trombose.

Uberlândia realizou entre 03 e 05 de maio de 2024, o evento multidisciplinar sobre Trombofilia, condição clínica onde há maior chance de trombose por distúrbios de coagulação no sistema de circulação do sangue.

O evento, sediado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia no auditório Cícero Diniz, contou com a organização de Thalita Mara. Thalita é uma voz sobre o tema por ser idealizadora da Lei Municipal sobre Conscientização da Trombofilia, entre outras ações dentro da patologia.

A mulher que apresenta essa condição genética ou adquirida, nem sempre tem conhecimento, antes de desencadear um evento de tromboembolismo. Esse evento tromboembólico pode ocorrer por fatores como imobilização prolongada após cirurgia, uso de hormônios de estrogênio sintético na contracepção ou menopausa, e ainda complicações obstétricas como perdas gestacionais recorrentes.

Como Ginecologista, tive a honra de contribuir para o evento, com a palestra que abordou a relação deste distúrbio de coagulação, e predisposição à trombose na saúde da mulher.

A mulher pode desenvolver complicações decorrentes da trombofilia hereditária ou adquirida, nas diversas fases, como na juventude por meio da contracepção hormonal que contém estrogênio, na gravidez ou na menopausa por meio de terapia hormonal de altas doses ou sem estudos suficientes.

Bons hábitos de vida podem minimizar esse risco, como alimentação balanceada, atividade física e evitar cigarro.

Fique atenta na sua história familiar para eventos tromboembólicos e escolha uma vida saudável, sem cigarro e com atividade física.

Então vamos nos mexer? “Se água parada pode dar dengue, gente parada pode dar trombose!” Simples e eficaz!

Grande abraço!

Dra. Gisele Vissoci Marquini – Ginecologia geral/ Uroginecologia/ Cirurgia vaginal. CRM 34170. RQE 19701.

 

Foto: Thalita Mara. Instagram: @thalitamarasantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *