Governo de Minas reforça ideais de justiça e liberdade na entrega da Medalha da Inconfidência 2024

Tradicional cerimônia em Ouro Preto destacou a contribuição histórica do ex-presidente Fernando Henrique para a economia do país e prestou homenagem ao deputado estadual por Uberlândia, João Júnior.

Praça Tiradentes em Ouro Preto-MG no inicio das solenidade no domingo, 21 de abril. (Crédito: Cristiano Machado / Imprensa MG)

O Governo de Minas finalizou neste domingo (21/4), em Ouro Preto, a Semana da Inconfidência Mineira, com a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

Os eventos contaram com as presenças do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, e de outras autoridades.

A solenidade foi realizada em dois momentos distintos. Primeiro, a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

Na sequência, ocorreu o ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O presidente da ALMG, Deputado Tadeuzinho Leite, condecorando o deputado uberlandense João Júnior com a Grande Medalha da Inconfidência. (Crédito: Cristiano Machado / Imprensa MG)

Em 2024, foram 171 agraciados que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58 – dentre eles o deputado estadual por Uberlândia, João Júnior), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

“É com imensa honra que nos reunimos hoje para celebrar a memória do mártir Tiradentes e conceder a Medalha da Inconfidência, que reconhece aqueles que, como os inconfidentes mineiros, lutam pela liberdade, pela justiça e pela prosperidade dos mineiros e brasileiros”, destacou o governador Romeu Zema.

Tradição

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.

A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

O casal Maytha de Oliveira (Mulher Soberana 2022) e Deputado João Júnior, em pose especial para a Revista Soberana durante o evento domingo (21) em Ouro Preto. Foto: Album de Família

1 thoughts on “Governo de Minas reforça ideais de justiça e liberdade na entrega da Medalha da Inconfidência 2024

  1. Aldo Dantas says:

    Parabéns ao governo de minas gerais conceder a medalha ao nobre deputado João Batista Júnior, pelo reconhecimento por bons serviços prestados aos Mineiros e mineiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *