UFU mantém posição de destaque em ranking internacional

Universidade figura entre as 1.500 melhores instituições do mundo, segundo o ‘Times Higher Education World University Rankings’

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as melhores universidades do mundo, conforme a edição de 2024 do ranking Times Higher Education World University Rankings (THE).

O estudo avalia as universidades com base em 13 indicadores de performance que abrangem as principais missões de uma universidade: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Desempenho da UFU no THE 2024

Em meio às 67 instituições brasileiras que conseguiram um lugar no ranking, a UFU conquistou a 24ª posição. No cenário global, que compreende um total de 2.673 universidades, tanto nacionais quanto estrangeiras, a UFU está na posição 1201-1500.

Quando observamos exclusivamente o panorama das universidades públicas brasileiras, a UFU ocupa o 22º lugar, e é a 18ª colocada entre as instituições federais.

A universidade teve bom desempenho na categoria “Qualidade de Pesquisa”, com pontuação de 36,1. O resultado representa incremento de 2 pontos em relação ao ano anterior.

Vista do Campus Santa Mônica, com o prédio da Reitoria em primeiro plano. Imagem Divulgação

Melhores no ranking

Times Higher Education World University Rankings é liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido). A lista de cinco melhores é completada, na sequência, pela Universidade de Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade de Harvard (estas, nos Estados Unidos), e a Universidade de Cambridge (também do Reino Unido).

Nove instituições brasileiras figuram entre as mil melhores do mundo. São elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Para aqueles interessados em explorar mais sobre o ranking e a performance de outras universidades, o levantamento completo está disponível no site oficial da Times Higher Education.

TEXTO: Jornalista Cristiano Alvarenga / Portal Comunica UFU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *