Ceratocone

O que é? Quais são as consequências?

Ceratocone é uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta, eventualmente, entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até os 40 anos de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro.

Nos termos médicos, o ceratocone é uma distrofia ectasica da córnea não inflamatória, associada a hereditariedade progressiva onde se torna cónica com afinamento do seu estroma, causando um astigmatismo irregular com formação de cicatrizes e importante baixa visual.

Apesar de ainda não ter definição exata sobre as causas da doença, acredita-se que as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa, que pode se desenvolver pelo fato de esfregar ou coçar os olhos com frequência.

Na classificação do ceratocone utilizamos sempre a classificação de Buxtom et al. que avalia o grau de conicidade medida pelo topografo. Nas fotos, a ilustração apresenta as etapas da visão comparadas aos níveis de gravidade.

O diagnóstico é feito precocemente através de uma consulta oftalmológica com topografia coreana e deve ser feita em crianças a partir de 10 anos de idade, principalmente onde os pais são portadores de ceratocone, pois através desta propomos tratamentos que podem estabilizar sua progressão como aplicação de Cross Linking Córneano e anéis intraestromais.

Outra orientação de destaque para o tratamento da alergia ocular, é evitar o atrito nos olhos, a prática de atividades físicas ao ar livre, o aumento a exposição de luz solar e sempre limitar o uso celulares, computadores, televisão, tablets, entre outros.

Com um tratamento precoce, dependendo da gravidade do caso, é diminuir em mais de 90% a chance destes pacientes evoluírem para um transplante de córnea.

Dr. Paulo César Naves

Oftalmologista – Especialista em Cataratas, Refrativa e Ceratocone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *