Pais narcisistas

“Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco”.

 

 

No momento do nascimento, as expectativas que envolvem um bebê são inúmeras e uma delas é que ele seja acolhido e criado por pais amorosos, que irão orientá-lo, nutrir seus valores e moldá-lo para se tornar uma pessoa equilibrada e moralmente bem-sucedida, tanto emocional quanto fisicamente. No entanto, algo que muitos não imaginam é que, por vezes, esses bebês podem estar inseridos em lares de pais narcisistas, podem exercer uma influência negativa em sua formação.

De acordo com o psicólogo Marcelo Comparin,”os pais narcisistas aqueles que possuem o diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista. Este distúrbio, por sua vez, é formado por pessoas que têm a tendência de se verem superiores aos outros, juntamente com a percepção distorcida de que merecem um tratamento melhor do que os demais”.

O foco principal de pais narcisistas é a busca incessante por atenção e admiração, frequentemente deixando de lado as necessidades emocionais e psicológicas de seus filhos. Caracterizados por um senso inflado de autoimportância e falta de empatia, esses pais podem impactar profundamente o desenvolvimento saudável deles. Suas atitudes podem incluir manipulação emocional, controle excessivo e a busca constante por validação de sua superioridade.

Para o psicólogo John M. Grohol, “os pais narcisistas podem inadvertidamente minar a autoestima de seus filhos, dificultando a formação de relacionamentos saudáveis e a construção de uma identidade sólida”. Os filhos criados por pais narcisistas muitas vezes enfrentam desafios na construção de autoconfiança e podem experimentar uma sensação de vazio interior, já que suas próprias necessidades são frequentemente negligenciadas.

As consequências de serem criados e educados por pais narcisistas podem ser profundas e duradouras. Os filhos podem desenvolver baixa autoestima, dificuldades de relacionamento, sentimentos de inadequação e até mesmo transtornos emocionais, como ansiedade e depressão. A busca incessante por aprovação dos pais narcisistas pode levar a escolhas de vida prejudiciais, baseadas na busca de validação externa, em vez de autenticidade pessoal.

A influência negativa dos pais narcisistas na formação dos filhos pode ter implicações significativas na saúde mental e emocional, portanto, é fundamental reconhecer os padrões narcisistas e buscar apoio profissional para abrandar esses impactos e promover um desenvolvimento saudável e equilibrado dos indivíduos educados por eles.

Fica a dica e o alerta sobre esse assunto que é tão importate e pouco falado. E você, conhece algum “pai/mãe narcisita” ou filhos criados por eles? Deixe seu comentário e vamos dialogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *