Educação vem de berço

Tenho orgulho de ser mulher e de fazer parte desse exército que inspira e expira educação

Me chamo Thaise, sou educadora, de ofício e de alma. Atuo no âmbito educacional a mais de 20 anos e posso dizer que essa frase faz muito sentido para mim.

Sou neta e filha de educadoras fantásticas. Minha avó materna, Conceição Meneguelli, foi uma grande mulher e mãe de 10 filhos. Morava no interior do interior de Minas e por amar a educação alfabetizou e escolarizou cada um dos seus filhos em casa, na roça. Como se não bastasse ensinar a todos eles, ainda reunia toda meninada da vizinhança para instruir.

Minha avó acolhia as crianças em sua casa, fazia a merenda e em sua classe mista, sem recursos didáticos, mobiliários anatômicos, sem qualquer sistema de ensino em mãos e sem possuir graduação ensinava o bê-á-bá para sua classe multisseriada. Ah, ela ensinava muito mais do que letras e números podiam expressar.

Até hoje as pessoas que passaram por ela lembram-se do seu amor, do seu rigor e das provas que ela fazia. Aquela jovem escrevia à mão, folha por folha, todas as provas e ainda desenhava e coloria as bordas para que ficassem visualmente bonitas. É encantador ouvir sobre a dedicação daquela simples mulher que posteriormente viera a se tornar vereadora de sua cidade e que certamente exerceu influência e mudou a vida de muitas pessoas locais.

Mulheres fortes sempre existiram e ainda existem no campo educacional. Desde sempre a mulher esteve presente educando gerações e participando efetivamente desse processo encantador que pode começar nos embalos do berço, nas histórias contadas e contadas e que transcendem para a vida.

Diante dos relatos ouvidos sobre a educação dos tempos de minha avó, me pego a pensar sobre os inúmeros desafios que mulheres como elas viveram para ensinar. Essas mulheres certamente podiam ser pequenas em relação a seus recursos, mas gigantes em suas ações, força de vontade e coragem. Mulheres como minha avó sofriam com a escassez de materiais, escassez financeira, mas ao mesmo tempo tinham em suas mãos um transbordar de cultura, ensinamentos e força de vontade. Além disso, estava sempre rodeada por crianças sedentas por aprender, pois talvez aquele agrupamento fosse o único lugar em que os pequenos teriam acesso a algum tipo de informação e conhecimento, que jorravam do interior sábio dessas grandes educadoras.

A mulher desde sempre teve um papel importante dentro do cenário educacional do nosso país. Perceber como essa supremacia feminina da educação influenciou e ainda influencia nossa sociedade é muito importante. Valorizar a mulher enquanto instrumento de formação social é que nos move para lutar pelo reconhecimento devido, à essa profissão que sofre por tamanha desvalorização.

De acordo com dados do censo escolar mais recente, oito em dez educadores da escola básica são mulheres. Veja como é grande a responsabilidade que as mulheres tem em mãos, pois está sob a sua tutela a oportunidade de trabalhar com crianças em fase de construção de caráter e contribuir para a formação desses pequenos, que em breve comporão nossa sociedade ativa.

Os desafios do tempo da minha avó Conceição eram uns, hoje enquanto educadora dessa geração Alpha sofremos com outros tipos de necessidades. Mas me pergunto, o que não mudou? Essa poderia ser uma pergunta retórica, mas me arrisco afirmar que o que não mudou é que independente das dificuldades trazidas por cada geração, ainda existem mulheres engajadas e que inspiram, pois entendem que mesmo diante das dificuldades enfrentadas no campo educacional devem cumprir seu chamado e sabem que o caminho a seguir ultrapassa o dever da “cartilha” e entra no campo da afetividade, pois sabemos que quanto maior o afeto, maior o efeito.

 

42 thoughts on “Educação vem de berço

    • Helen Turatti says:

      Vocação é um chamado, a matéria educação vem de berço nos faz refletir sobre como a Educação é intrínseco a nossa essência, como ela precisa de pessoas vocacionadas e efetuosas para se fazer acontecer e fazer diferença. Para ensinar não é o obrigatório o muito e sim a intencionalidade de educar e transformar realidades.
      Que possamos ainda ter muitas “Conceição Meneguelli” para construir essa bela história.

    • Luciana Araújo de Faria says:

      Ensinar e ter apoio de uma pessoa como você, Thaise, é FUNDAMENTAL! Inspiração que nos impulsiona a seguir em frente e que nos lembra a cada minuto que pitadas de amor e alegria geram resultados positivos. Agradeço por ter a oportunidade de aprender com sua generosidade e disposição em apontar soluções.

    • Camila Cassette says:

      Lendo essa matéria me faz refletir a nossa responsabilidade e missão no ensino e na educação de nossos filhos e daqueles que nos cercam, é vinculado a nós mulheres, não tem como “escapar”. E ter exemplos e inspirações como você Thaise, nos motivam! Você cuida da educação de muitos!
      Parabéns e sucesso em tudo que fizer!

  1. Solange says:

    Muito lindo…termos referências em nossa vida faz toda a diferença. Minha mãe eu e minha filha…educação com excelência…amores da minha vida. Deus te abençoe filha

  2. Elaine de Fátima Meneguelli says:

    Parabéns, Thaise e Revista Soberana! Confio demais no trabalho sério e comprometido da querida sobrinha Thaise! Profissional exemplar, com caráter invejável e altamente competente! Tenho muito orgulho de fazer parte de uma família de mulheres altamente comprometidas com a formação integral do ser humano! Minha mãe, Conceição, é inspiração de luta, generosidade e competência para todos nós! Parabéns, mais uma vez, Thaise! Muitos frutos virão dessa sua nova missão! Beijo!

  3. Amanda Meneguelli says:

    Emocionada em ler essa matéria e reflexiva em relação a quantos desafios e dificuldades são presentes no ato de ensinar ! Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família de mulheres fortes, determinadas e tementes a Deus !
    Quanto privilégio o nosso !!!

  4. Maytha de Oliveira says:

    Que texto mais humano. Que história linda da sua avó! Parabéns por ser uma mulher que nos inspira, forte e sábia. Me sinto honrada em conhecer um pouco mais da sua história e de você.

    • Anna Elisa says:

      Dá pra ver e sentir que tudo que você faz tem amor! Admiro você, desde o dia que você desenhou aquele peixe no meu trabalho da escola. Você ainda não estava na faculdade, mas já exercia com alma a educação.

    • Varlene says:

      Que lindo Thaise! Amei seu texto. Também sou apaixonada pela Educação, as vezes chego a ter certeza que muitas mulheres professoras como a sua avó, já chegaram ao mundo carregando o diploma recebido das mãos de Deus! Não temos outra explicação nesse contexto. Também fui alfabetizadora apaixonada pela Educação. Nunca tinha tido nenhum contato com professores e me via professora. Não conhecia nem de longe o espaço físico de uma instituição escolar, mas pegava um pedaço de carvão entrava dentro de um paiol lá na roça onde morava e me via dentro de uma sala de aula na qual eu era a professora. Com o carvão fazia uns rabiscos na parede e dava minha aula imaginaria. E assim queria que o tempo voasse e me fizesse professora. Foi aí que com 17 anos de idade comecei a minha jornada em uma escola de zona rural. Não parei aí, após alguns anos realizei o meu sonho em lecionar na escola centenária de minha cidade Deus foi tremendo na vida dessa humilde professora

    • Elaine Santos says:

      Q top Thaise saber q além de todo amor e dedicação à profissão vc tem uma referência familiar tão linda..realmente uma grande inspiração pra essa geração de mulheres que continuam perpetuando o amor à Educação..vc faz isso com Mastria e é um privilégio ter meus filhos conduzidos por vc!! Parabéns!!

    • RÚBIA CASSÉTE says:

      Gostei demais do texto. Mostra uma mulher forte que apesar das dificuldades, não se vitimizava. Ao contrário, superava os obstáculos com determinação e criatividade. Isso é uma grande lição para nós mulheres. Que tenhamos sempre a capacidade de reinventar, dando soluções criativas aos nossos desafios.

  5. Laura Oliveira says:

    Quanta vida nesse texto!
    É lindo conhecer um pouco da história da dona Conceição Meneguelli! Tão lindo quanto poder ler de uma das maiores referências de educação desta cidade que “quanto maior o afeto, maior o efeito”.
    Muito satisfatório e nobre conhecer educadores que, além de amar a educação, atentam-se para a humanidade do relacionamento entre os corpos discente e docente.
    Como mãe de dois estudantes bem jovenzinhos, agradeço a professora Thaise, pelo olhar tão gentil e competente e, parabenizo a Revista Soberana, pela matéria!

  6. Amanda Cassette says:

    Parabéns a Revista Soberana por dar esse lugar de fala tão importante para essa educadora que tem marcado gerações e que foi marcada por outras gerações de educadoras!
    Parabéns mais uma vez Thaise, sua história nos inspira!

  7. Letícia Tosta says:

    Que lindo saber que o saber e o se dedicar ao outro vem de uma linda herança. Parabéns a revista Soberana pela escolha de uma mulher que se destaca na educação de nossa cidade. Thaise encanta as crianças e aos pais com sua generosidade e amor. Mulher forte, determinada e que sabe onde quer chegar. Que orgulho de poder chamá-la de amiga. Parabéns!!! E gratidão por ter você em minha vida.

  8. Ana Carolina Dutra Dias says:

    Que história linda, Thaise! Os seus frutos provém de raízes fortes!
    Eu tive o privilégio de ser aluna da minha avó, Terezinha Teles, mulher dedicada à educação e transformação do ser humano.
    Parabéns e muito obrigada por inspirar dando continuidade ao legado da sua avó em sua essência nessa geração.

  9. Ana Carolina Dutra Dias says:

    Que história linda, Thaise! Os seus frutos provêm de raízes fortes!
    Eu tive o privilégio de ser aluna da minha avó, Terezinha Teles, mulher dedicada à educação e transformação do ser humano.
    Parabéns e muito obrigada por inspirar dando continuidade ao legado da sua avó em sua essência nessa geração.

  10. Andrea says:

    Parabéns! História maravilhosa e surpreendente, com certeza educação vem de berço, com certeza as virtudes de sua avó fizeram toda diferença na sua trajetória, e você se tornou uma profissional de excelência! Parabéns Thaise e Revista Soberana !

  11. Elaine Santos says:

    Q top Thaise saber q além de todo amor e dedicação à profissão vc tem uma referência familiar tão linda..realmente uma grande inspiração pra essa geração de mulheres que continuam perpetuando o amor à Educação..vc faz isso com Mastria e é um privilégio ter meus filhos conduzidos por vc!! Parabéns!!

  12. RÚBIA CASSÉTE says:

    Gostei demais do texto. Mostra uma mulher forte que apesar das dificuldades, não se vitimizava. Ao contrário, superava os obstáculos com determinação e criatividade. Isso é uma grande lição para nós mulheres. Que tenhamos sempre a capacidade de reinventar, dando soluções criativas aos nossos desafios.

  13. Sérgio Cassette says:

    É maravilhoso saber que existem mulheres como a Thaise, que se dedicam à educação e reconhecem o papel fundamental que as mulheres desempenham nesse campo. A história da avó Conceição, é inspiradora e mostra como mulheres sem formação acadêmica formal e sem recursos materiais foram capazes de educar e influenciar tantas vidas.
    É fundamental ressaltar que os desafios na área da educação mudam ao longo do tempo, mas a dedicação e compromisso de mulheres como a Thaise e sua avó continuam sendo indispensáveis para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

  14. Rodrigo Silva says:

    Sou marido de pedagoga de formação que até hoje suspira pelos poucos anos que dedicou à educação de pequeninos. É acalentador saber que nesse ambiente inóspito em que vem se transformando a educação em nosso país, ainda podemos ter o privilégio de contar com pessoas genuinamente comprometidas com uma boa formação para nossos filhos. Deus seja louvado!

  15. Fabiana Oliveira says:

    Surpreendente história! Inspirar realmente é algo dado de forma singular à mulher. Conhecer a tia Thaise e agora conhecendo a história de sua avó percebo como nossa vida inspira. Muito boa matéria! Excelente! Que nós mulheres possamos cumprir, cada uma na sua área, no seu dom e talento, os propósito para os quais viemos aqui.

  16. Jeyce Pires says:

    Sensacional! Parabéns Thaise por essa história que nos inspira a seguir a diante, a lutar pelo nossos ideais, mesmo passando por grandes obstáculos. Sem dúvida sua avó foi e é um grande exemplo para nós mulheres, dando a certeza que a educação rompe barreiras, transforma e impacta gerações.

    • LÊDA MÁRCIA BERNARDES DA SILVA says:

      Thaise, ontem foi sua avó fonte de inspiração, e hoje é você que deixa uma marca indelével em cada pessoa que tem o privilégio de te conhecer. Parabéns por mais um espaço que merecidamente você ocupará.

  17. Luciana Rezende says:

    Muito inspirador ler sobre a história de sua avó e ver que através de sua dedicação, ela fez diferença na vida de tantas crianças, mesmo não tendo tantos recursos.
    E é lindo ver que esse dom e essa dedicação tem passado de geração em geração em sua família.
    Uma família de mulheres fortes, que têm sido referência na vida e no futuro de muitas crianças.
    Parabéns por exercer esse papel tão lindo e importante em nossa sociedade.
    Que Deus continue te usando e te capacitando.

  18. LÊDA MÁRCIA BERNARDES DA SILVA says:

    Thaise, ontem foi sua avó fonte de inspiração, e hoje é você que deixa uma marca indelével em cada pessoa que tem o privilégio de te conhecer. Parabéns por mais um espaço que merecidamente você ocupará.

  19. LEILA APARECIDA MACHADO CADEDOS says:

    Muita honra fazer parte desta família e ser a primeira neta da tão conhecida d. Conceição. Minha mãe, a filha mais velha, substituía a vó Ção ensinando os assíduos alunos enquanto vovó tava de neném novo em casa…. parabéns Thayse, a educação vem de berço!!!!

  20. Lenir Cassetti says:

    Que mais educadoras como Thaise e D. Conceiçao, possam mudar a vida de muitas outras pessoas. Trabalho reconhecido. Parabéns!!!

  21. Loyana Tomaz says:

    Essa matéria me deixou muito feliz por alguns motivos: a- trata-se de uma matéria sobre educação, principalmente, o papel da mulher na educação, b- A autora conta da vida e experiências de sua avó, que impactou tantas vidas, inclusive da sua neta Thaise, que hoje impulsiona tantas outras vidas. Thaise é uma educadora reconhecida pela sociedade. Mas, acredito que o reconhecimento mais importante é ser amada, respeitada e referência para seus alunos. Parabéns, Thaise pela matéria, pela educadora que és e também pela história linda que tens construído como sua avó Conceição Meneguelli.

  22. Fernanda cristina Campos says:

    Que relato maravilhoso! Avó, mãe e filha que não se conformaram com as circunstâncias desafiadoras ao ensinar. Persistiram na luta pela educação não só dos filhos e das filhas, mas de todos que buscaram. Lindas e exemplares memórias, Thaise, que explicam muito bem o lugar de educadora que vc ocupa. Um legado que meus filhos usufruem ao tê-la como professora e coordenadora! Puro orgulho!

  23. Viviane Alves says:

    Que maravilha ler está matéria, ter conhecimento sobre está linda história, com um significado e legado tão importante. Parabéns parabéns 👏👏👏, gratidão pelo compartilhar 👏👏👏

  24. Fernanda cristina Campos says:

    Que história linda a de sua avó, Thaise! Um legado que você usufrui e compartilha com tantas famílias. Te admiro demais como a educadora que é. Vejo que seu comprometimento com a educação é fruto de exemplos como de sua avó: mulher dedicada e corajosa! Obrigada por ter escrito uma história maravilhosa na vida de meus filhos como professora e coordenadora! Puro orgulho de seu engajamento!!!

  25. Luciana Araújo de Faria says:

    Ensinar e ter apoio de uma pessoa como você, Thaise, é FUNDAMENTAL! Inspiração que nos impulsiona a seguir em frente e que nos lembra a cada minuto que pitadas de amor e alegria geram resultados positivos. Agradeço por ter a oportunidade de aprender com sua generosidade e disposição em apontar soluções.

  26. Elias Eduardo da Silva says:

    Tenho muito orgulho de você !!!
    Tudo é fruto de muito trabalho e dedicação ..
    Lhe desejo muito mais sucesso pra sua vida profissional, você merece!!
    Você é muito talentosa e inteligente e o resultado de tudo isso não poderia ser outro o Reconhecimento!!!
    Lhe desejo infinitas bençãos sobre sua vida meu Bem.
    Amo muito!!!

  27. Hévila Gomes Macedo da Silva says:

    Que matéria fascinante!
    Uma boa educação é o de melhor que podemos deixar para as gerações futuras é o que observamos na história dessas mulheres avó Conceição Meneguelli e sua neta Thaíse.
    Fico emocionada ao ler essa matéria, pois aqui mostra que a dedicação, o entusiasmo e amor pela o educar faz todo o sentido de que como trabalho de um educador pode ser significativo e de grande valor.

  28. Tatiane Guimarães says:

    Que lindo!!!
    Me sinto privilegiada em trabalhar com você, Thaíse. Conhecendo um pouco da história de sua avó, percebo que você herdou o amor e a excelência nessa missão tão importante que é a educação. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *