O Brasil avançou e assim deve seguir

Iniciamos o novo ano com muito otimismo e que, ao fim dele, possamos comemorar

            Chegamos em 2023, depois de fechar um ano que começou cheio de expectativas em relação à retomada da economia brasileira. Iniciamos 2022 ainda com os impactos de dois anos de cenário crítico, por conta da pandemia. Já vivíamos também, a ansiedade das eleições para presidente, isso sem considerar a guerra na Ucrânia e as instabilidades na economia mundial. No entanto, desde o início deste ano, nas reuniões da Aciub e em entrevistas, sempre adotamos abordagens positivas, de confiança na retomada do crescimento, e da força do Brasil.

No fechamento do último ano, podemos constatar que nossa confiança não era em vão, pois vimos uma situação diferenciada do Brasil em relação às maiores economias mundiais. No fim de 2022 o então ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o Brasil tendia a fechar o ano com a menor taxa de desemprego dos últimos 15 anos, em torno de 8%, e crescendo mais rápido com a inflação revista para baixo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que era de 1,7%, para 2,8%. Este indicador é superior à estimativa para economias avançadas, como dos Estados Unidos (1,6%), da Alemanha (1,5%), da França (2,5%) e do Japão (1,7%), de acordo com estimativa do FMI.

Estes resultados mostram a força do empreendedorismo e do setor produtivo nacional, que seguiu acreditando, investindo e inovando para crescer. Com a geração de empregos e renda, toda a sociedade tem um impacto positivo e o mercado também, pois com mais renda tem-se mais consumo, e por sua vez a necessidade de maior produção e ampliação de vagas. Em janeiro eu citei que o Brasil estava como um avião decolando, com o bico apontado para cima, e agora reafirmo este cenário, sendo que a decolagem aconteceu e este voo precisa seguir em céu de brigadeiro.

Para seguirmos neste trajeto positivo, esperamos que em 2023 sejam mantidas iniciativas importantes, como a reforma trabalhista, e que se avance com as reformas tributária e administrativa, além de outras medidas com foco no desenvolvimento de nosso Brasil e das famílias. Iniciamos o novo ano com muito otimismo e que, ao fim dele, possamos comemorar que tudo tenha dado certo.

Um abençoado 2023 para todos nós!

Paulo Romes Junqueira

Presidente da Aciub – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *