Como transformar minhas resoluções de ano novo em ações comprometidas com a pessoa que desejo ser?

METAS E RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

COMO SER MAIS EFETIVO E CONSEGUIR CUMPRI-LAS?

 

Foto: AME

Todos os anos, boa parte das pessoas, nesse período, gostam de ter seu próprio ritual de fechamento de ciclos, e de início de um novo. Muitas pessoas acham importante o estabelecimento de metas para o próximo ano.

Resoluções do tipo: “virando o ano vou começar a fazer academia”, “ano que vem vou viajar mais”, “ano que vem vou voltar a estudar”, “ano que vem vou começar a dieta”, “ano que vem vou juntar dinheiro”, “ano que vem vou comprar a minha casa”, entre tantas outras promessas de ano novo.

Fonte: Veeteezy

Só que nem sempre as pessoas conseguem de fato realizar e alcançar estas metas. Mas por qual motivo isso acontece?

Isso acontece por falta de um melhor planejamento e de especificar melhor o que se deseja. Então, eu trago aqui algumas dicas importantes para fazer com que, em 2023, nossas metas consigam de fato sair do papel e que possamos executá-las com sucesso:

O primeiro ponto é delimitar bem aquilo que eu quero, ser mais específico. Para isso, a estratégia SMART vai te ajudar muito. SMART vem do inglês, e significa:

Fonte: Linkedin

S (Specific): Minhas metas devem ser bastante específicas, o que exatamente eu quero. Por exemplo: “esse ano eu quero economizar mais”. Tá, mas quanto a mais? Quantos por cento do meu salário eu devo poupar por mês, para conseguir o valor que eu planejei? O que devo cortar de gastos para que eu consiga atingir o meu objetivo? É possível ter outra fonte de renda?

M (Mensurável): Defina um jeito de avaliar se você está conseguindo cumprir a metas. Que evidências eu tenho de que estou conseguindo juntar dinheiro? Tenha uma planilha para alimentar o valor poupado semanal e mensalmente. Invista, acompanhe e tenha indicadores desse processo. Visualizar os ganhos vai motivá-lo a guardar ainda mais.

A (Alcançável): Verifique se você está conseguindo atingir o seu objetivo dentro do prazo que você estabeleceu e garanta que é uma meta realista. É possível cumprir essa meta sem maiores prejuízos? Como no exemplo de economizar, é possível juntar determinada quantidade de dinheiro sem comprometer o orçamento da família? Você conhece alguém que já conseguiu bater essa meta?

R (Relevante): Como isso vai impactar positivamente a minha vida e a vida da minha família? Isso realmente é importante agora? Quais os benefícios que eu tenho ao alcançar essa meta? A meta esta alinhada com os meus objetivos e os da minha família?

T (Tempo): Defina prazos para cumprir suas metas. Quanto tempo eu preciso para alcançar essa meta? Eu tenho condições de realizar dentro do tempo previsto? Planos sem prazos, são sonhos.

 

Desejo que em 2023 todos possamos ter uma ações comprometidas para cumprirmos as nossas metas, com sucesso, e com o mais importante para conseguir atingi-las, com muita saúde…

 

Um feliz, próspero e abençoado 2023 para todos nós!!!!!!!!!!!!

 

Grande abraço

 

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *