Pé direito duplo: vantagens e desvantagens

Primeiramente, o que é o pé direito? É o termo utilizado em arquitetura para se referir a distância do chão até o teto, em um caso padrão, o pé direito varia entre 2.50 a 3.00  metros de altura, portanto, o pé direito duplo se refere a uma casa com dois pavimentos ou apenas com a altura dupla de um pé direito padrão  medindo em torno de 6.00 metros de altura entre piso e teto.

Hoje o pé direito alto ou duplo se tornou bastante popular, muitas pessoas buscam por essa alternativa na maioria das vezes pela estética imponente e sofisticada que o conceito proporciona.

Mas além da estética, precisamos nos atentar com alguns outros pontos para poder avaliar até onde vale a pena investir em um teto alto.

CONFORTO TÉRMICO: Sem dúvida uma das maiores vantagens que encontramos ao usar o teto alto é o conforto térmico em regiões de calor, onde o ar quente que é menos denso tende a subir, ficando concentrado perto do teto, ou seja, fora da área onde estão as pessoas. Já o ar mais frio que é mais denso, tende a descer, reforçando ainda mais esse efeito de redução da temperatura, portanto em regiões ou épocas de frio, fica mais difícil se aquecer em um ambiente como esse.

SENSAÇÃO DE AMPLITUDE: Quando temos um mezanino, ou seja, um segundo andar aberto para a área com essa altura maior, isso pode ajudar a criar sensação ampla na construção, por integrar o andar inferior com o superior.

GASTOS MAIORES: Quando temos o teto mais alto, mais materiais construtivos serão utilizados como se o ambiente tivesse a metragem maior. Será necessário gastar mais com tijolo, cimento, pintura, janelas maiores para compensar a altura e etc. Mas além dos materiais construtivos, outro ponto que muitos esquecem na hora de construir são os detalhes decorativos internos, pois para obter a sofisticação desejada, esses elementos devem acompanhar a altura do imóvel, não da para colocar uma cortina só na metade da altura por exemplo, então para isso o gasto será duplicado, assim como revestimentos, marcenaria dentre outros itens.

MANUTENÇÃO: As janelas nas alturas ficam lindas, mas já imaginou como ficará a limpeza dela? Se uma janela está a 5 metros de altura por exemplo, é necessário uma escada bem grande para alcança-las, se você quiser mantê-las limpas. Outro ponto a considerar na manutenção é a iluminação, se uma lâmpada queima a dificuldade para trocar esse item pode ser nada prático.

ACÚSTICA: A acústica de uma sala com pé direito alto é uma reclamação frequente dos moradores, onde o ambiente ecoa muito o som da tv por exemplo, ou simplesmente, das conversas entre pessoas, ou um latido de seu animal de estimação que parece ficar muito mais alto.

É importante considerar todos esses pontos apresentado antes de iniciar o projeto arquitetônico para não se arrepender futuramente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *