Como as empresas usam o Big Data para encontrar suas lideranças
Cada vez mais em evidência, o Big Data é uma estratégia utilizada pelas empresas em diversas áreas, inclusive no recrutamento de líderes. Combinar e analisar dados em grandes quantidades pode trazer ao setor de recursos humanos um potencial de evolução que incidirá diretamente na forma com que as equipes encontram novos candidatos e até mesmo melhoram a satisfação dos funcionários que já compõem seu quadro corporativo.
Para Wanderson Leite, CEO e fundador da Prospecta Analytica, franquia de solução especializada em big data para prospecção de clientes das áreas de construção civil, agronegócio, saúde e business, o uso da tecnologia nesses casos traz resultados mais concretos, pois não são baseados apenas em informações trazidas pelos candidatos. “Ao usar essa estratégia de Big Data para recrutamento, o RH consegue fazer uma espécie de peneira com todos os dados que detém sobre os candidatos e consegue filtrar a busca com as informações mais relevantes para o que procura. É algo muito mais completo e eficiente que uma simples avaliação de currículo, por exemplo”, explica.
A tecnologia aplicada corretamente traz benefícios de médio e longo prazo. A mudança de análises de processo seletivo incide diretamente na contratação de profissionais capacitados para as vagas certas e isso repercute para a empresa em aumento de produtividade e, consequentemente, dos resultados. “Muito além de características técnicas, a tecnologia permite às companhias reter lideranças que atendam aos valores do ambiente de trabalho e se encaixem na personalidade, algo que também faz toda diferença no resultado final de qualquer trabalho”, completa.
Por Wanderson Leite / Prospecta Analytica