TV vs streaming: a batalha pelos melhores conteúdos e contratos

Foto: Nina Ramos/Divulgação
Foto: Nina Ramos/Divulgação
Foto: Nina Ramos/Divulgação

A Netflix vem liderando o ranking dos streamings e lucrando cada vez mais

A migração dos usuários da TV aberta para o on-line cresceu durante a pandemia e, antes mesmo da TV se tornar streaming, a Netflix, uma das principais plataformas, segue com o plano de se tornar uma canal de televisão.

A Rede Globo, uma das maiores emissoras do país, conhecida pelas belíssimas produções e altos investimentos na teledramaturgia, realizou investimentos bilionários no Globoplay, sua plataforma que engloba diversos conteúdos como séries, filmes, novelas, programas de entretenimento e até jornalísticos inéditos ou reprisados. A emissora vem tornando o aplicativo a prioridade do mercado, principalmente publicitário.

Na busca pelo melhor conteúdo a Netflix Brasil usou o seu vertiginoso crescimento para formar um seleto elenco com nomes brasileiros. Atualmente, diversos astros com e sem contratos com emissoras estão trocando folhetins de canais abertos por vínculos com plataformas, como HBO e Amazon Prime.

Nomes como Bruna Marquezine, Lázaro Ramos, Grazi Massafera, Letícia Spiller, Bruno Gagliasso, Vera Fischer, Miguel Falabella entre outras celebridades que encerraram seus contratos e embarcaram no mundo dos streamings.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A era ouro da TV Globo, conhecida como ‘platinada’ passou. A onda de demissões e redução de verbas das produções fizeram com que contratos grandes não fossem renovados. Os cortes afetaram o alto escalão da emissora, atores como Antônio Fagundes, apresentadores como Angélica e Faustão até um dos maiores jornalistas Zeca Camargo e Evaristo Costa deixaram a emissora. Como qualquer outra empresa, para manter um bom profissional é preciso pagar mais ou permitir liberdade na construção de cada trabalho. Para se ter um conteúdo de qualidade é fundamental negociações precisas com os talentos. Quem recebe salários mais altos encabeça a lista de possíveis dispensas. O objetivo é reduzir a folha de pagamento.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Carreira Internacional

Outro fator que atrai talentos é a possibilidade de uma carreira internacional, já que produções não norte-americanas são exibidas no mundo todo.

Nomeado como membro da Academia de Hollywood, responsável pela organização do Oscar, o ator Rodrigo Santoro foi uma das maiores apostas da liderança e hoje com quase 20 anos de carreira no exterior já protagonizou mais de 10 filmes e séries internacionais.

Wagner Moura que marcou sua trajetória no cinema nacional, ganhou destaque ao estrelar produções como “Deus é Brasileiro” (2003). Desde 2013, Moura fomentava uma carreira internacional. O seu primeiro papel foi em “Elysium”, longa futurístico. Mas a grande mudança em sua carreira veio em 2015, quando o ator protagonizou o papel principal de “Narcos”, série da plataforma sobre o traficante Pablo Escobar.

Maisa, que viveu grande parte da sua carreira em canal aberto, hoje conquistou sua carreira internacional ao protagonizar o longa-metragem Pai em Dobro, seu primeiro trabalho na plataforma de streaming sendo exibido em mais de 190 países.

É fato que com os altos investimentos realizados por todas as plataformas quem tem a ganhar é o público, que garante um conteúdo de qualidade valorizando os talentos do nosso país.

 

Isabella Matias

Publicitária 

Empresária – Agência Jacarandá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *