Programa de apadrinhamento realizará projeto “cores no concreto: vida colorida” com crianças acolhidas em Uberlândia

Programa de apadrinhamento realizará projeto “cores no concreto: vida colorida” com crianças acolhidas

Programa de apadrinhamento realizará projeto “cores no concreto: vida colorida” com crianças acolhidas

Programa de apadrinhamento realizará projeto “cores no concreto: vida colorida” com crianças acolhidas

O projeto acontecerá durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia das Crianças, e contará com o apoio de diversos artistas da cidade

Sempre que uma criança precisa ser afastada de sua família de origem, por uma questão de segurança, ela passa a morar em um serviço de acolhimento. Muitas vezes, essas crianças são privadas de momentos especiais que fazem parte da sua história em família, como o Dia das Crianças. Pensando nisso, o Programa de Apadrinhamento da Missão Sal da Terra preparou uma forma de marcar esse mês, junto aos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, com algo bastante significativo.

A ação, em comemoração ao Mês das Crianças, recebeu o nome de “Cores no Concreto: Vida Colorida”, pois contará com o apoio de grandes artistas, muralistas e grafiteiros, como Alexandre Geléia, Clariá, Dequete, Erictopus, Felipe Mossler, Guideki, Kakko, Neguela e Ronaldo Fly. As intervenções artísticas ocorrerão em seis serviços de acolhimento para crianças e adolescentes da cidade de Uberlândia e contará com o apoio de voluntários do Programa de Apadrinhamento, os “Padrinhos Parças”, para a sua realização. A proposta visa oferecer melhorias na ambiência dos serviços, ampliando espaços de conforto físico e subjetivo para os acolhidos, contando com a participação deles nessa transformação.

A coordenadora do Programa, a psicóloga Lorena Candelori Vidal, explica que a ideia surgiu “a partir de um exercício de olhar esses espaços pelos olhos das crianças e adolescentes. Nós, enquanto profissionais, que temos hora para chegar e sair, muitas vezes não nos damos conta de como as paredes todas brancas contam de um lugar que pode ser mais afetivo e acolhedor, a partir da arte. O objetivo é que as cores, pinturas e formas possam capturar os olhares, para possibilitar novos sonhos, histórias e muito mais”.

Crianças em acolhimento

A estadia em um serviço de acolhimento pode ser desafiadora. Representa uma ruptura na forma como a criança via o mundo. Lá, ela passa a conviver com pessoas que ainda não conhecia, com regras e rotinas diferentes das que seguia. Para, verdadeiramente, cumprir com o papel de acolher, tais unidades buscam oferecer um ambiente mais parecido com um lar possível, a fim de contribuir com a construção do sentimento de pertencimento e ressignificação destes espaços.

Serviço

O que: Ação do Programa de Apadrinhamento em comemoração ao mês das crianças “Arte no Concreto: Vida Colorida”
Objetivo: Suscitar nos acolhidos a identificação, o pertencimento e o autorreconhecimento ao espaço da instituição, a partir de intervenções artísticas nas paredes.
Quando: 11/10 – Sedes do Programa de Apadrinhamento e Família Acolhedora e 28, 29 e 30/10 – Instituições de Acolhimento

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *