A primeira mulher a comandar um Batalhão da Polícia Militar em Uberlândia
A tenente-coronel Fernanda Patrícia Vieira da Silva, assumiu, em 14 de fevereiro de 2023, o comando do 32º Batalhão da Polícia Militar em Uberlândia (MG). Ela se tornou a primeira mulher a comandar um dos batalhões da corporação no Triângulo Mineiro, protagonizando a história da região.
Patrícia é filha de militar, a tenente-coronel conta que, desde criança, convivia com policiais e de forma recorrente frequentava o quartel vivenciando esse contexto. Na adolescência, ela estudou no Colégio Tiradentes e foi durante as visitas de cadetes da Academia de Polícia Militar que surgiu seu interesse. “Foi uma influência indireta do meu pai, que ficou muito satisfeito e feliz com a minha decisão”, comenta ela.
Natural de Uberaba, ela é casada com um oficial militar que conheceu na academia, no período de formação. Construíram uma família e tiveram um filho, hoje com 15 anos.
Carreira
Na Polícia desde 2000, a tenente-coronel Fernanda Patrícia iniciou a carreira em sua cidade natal. Em 2006, foi transferida para Uberlândia, onde atuou no 17º BPM e no 32º BPM, como comandante de Companhia e chefe de seção. Além das atividades operacionais das quais ela teve oportunidade de experimentar várias funções, teve passagem no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e comandou, por um curto período, o Colégio Tiradentes de Uberlândia.
Conquista
Com mais de 23 anos na vida militar, a tenente-coronel conta que recebeu a promoção com naturalidade e destaca que o pioneirismo foi na região do Triângulo Mineiro, não na instituição. Segundo ela, pelo histórico da Polícia Militar que há mais de 40 anos tem mulheres em seu quadro, desde a primeira turma de formação, elas já alcançaram a designação de comandante de batalhão e coronel. “Desde o início a mulher conquistou seu espaço na PM, o que facilitou muito e abriu os caminhos que hoje seguimos trabalhando e construindo”, avaliou.
Muito satisfeita e feliz com o reconhecimento e confiança do alto comando por ter a designado para a função, Patrícia disse que a repercussão da sociedade a surpreendeu, assim como a aceitabilidade e o acolhimento sem igual que tem recebido. “A dimensão que a notícia tomou fora do ambiente militar ressignificou o meu comando. Foram tantas mensagens, divulgações, felicitações e apoios. A tropa me dando os parabéns, satisfeita com a minha conquista por conhecer a minha trajetória, meus superiores, os parceiros da PM, Poder Judiciário, Ministério Público e tantos mais.”
Por isso, ela agradece: “Primeiro agradeço a Deus e depois as pessoas pelo carinho com o qual me acolheram. Espero corresponder às expectativas com muita dedicação e trabalho. Independentemente de ser mulher, homem, jovem ou criança, o caminho é o estudo, quem confia e o trilha com segurança e abnegação atingirá os objetivos”, disse.
Recado:
“A forma da mulher se estabelecer, independente do nicho em que atua, é definido pela sua postura, sobretudo no tratamento que dispensa ao outro e no respeito a si mesma, pois são parâmetros para as pessoas compreenderem as formas de interagir e de se relacionarem.”
Parabéns a essa mulher fantástica!
Sempre uma mãe presente é uma pessoa corajosa e ousada!
Que Deus abençoe nessa nova missão. Sou fã!