Quem acompanha minha coluna aqui no site da Revista Soberana, já percebeu que eu gosto de escrever sobre os assuntos que estão acontecendo no momento. Assuntos relacionados ao dia a dia das pessoas, ao que está acontecendo no mundo, sempre trazendo a reflexão a partir do ponto de vista da saúde mental. Às vezes falo de assuntos pessoais também.
Foto: arquivo pessoal
O post da anterior foi sobre férias, sobre a importância para a nossa saúde mental. E hoje, continuando nessa “vibe”, quero falar sobre os benefícios para a nossa saúde de uma maneira geral.
Durante o ano estamos ativos com o trabalho, escolha, família, filhos, atividades escolares, compromissos dos mais variados. E isso vai, ao longo do ano promovendo um desgaste tanto física quanto mentalmente.
Essa pausa tão necessária, chamada “férias” é importante para desacelerarmos e tirar um tempinho pra reorganizar a vida e reparar esse desgaste.
Foto: arquivo pessoal
Quando tiramos um tempo sem se preocupar com horários, com despertador, com ter que responder a e-mails e mensagens, o estresse e o desgaste diminuem, melhorando a fadiga e auxiliando no bom funcionamento do cérebro e do coração.
Eu, particularmente, claro que planejo as viagens, faço um mínimo roteiro, mas eu gosto de fazer o que me “der na telha” lá na hora. Não gosto de já sair de casa com passeios programados, daqueles que tem que acordar 5 da manhã, pra pegar a van. Nossa, isso me estressa ainda mais. Viajar, para mim, é para sair da rotina e não ter que me preocupar com horários. Se eu quiser almoçar às 4 da tarde, pois que seja, sem estresse, sem compromisso, ficar à vontade.
Foto: arquivo pessoal
Viagens em família facilitam as conexões, colecionam momentos saudáveis e felizes em família e criam memórias afetivas. Esse momento que tive com meu filho, agora em Buenos Aires, na Argentina, foi fantástico, e serviu para nos conectar ainda mais. Ele é super parceiro e topa todas. Como já é adolescente, não preciso mais me preocupar em organizar passeios que envolvam brinquedos e atrações lúdicas. Ele, aliás, super curte apreciar bons restaurantes, museus e andar, caminhar, explorando a cidade.
Foto: arquivo pessoal
Quando tiramos um tempinho assim, voltamos mais felizes, e com certeza, o rendimento na escola e no trabalho será ainda maior.
E assim, retornarmos, energizados e motivados. Voltamos à escola (daqui uns dias ainda) e ao trabalho, já pensando e planejando a próxima viagem.
Foto: arquivo pessoal
E vocês, tiraram um tempinho para cuidar de vocês, da família, descansar um pouco?
Esses dias conversava com uma amiga minha e ela me dizia, que nem precisava viajar, que queria apenas uma semana para ela. Acho que a questão é exatamente essa. Quando perdi meu pai, não pude deixar de notar, que de fato, caixão não tem gaveta. E o que levamos dessa vida são as relações que tivemos conosco, com os outros, e as nossas experiências.
Grande abraço e uma semana maravilhosa a todos vocês…
Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616