5 DICAS PRÁTICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ COM SEU ADOLESCENTE

Uma comunicação eficaz se faz necessária em qualquer relação e quando se menciona pais e filhos, em especial adolescentes, essa comunicação deve ser clara para que possa ter conexão entre as partes.
Sabemos que a educação atual é bem diferente das gerações anteriores. Os adultos de hoje não foram educados para que suas percepções, opiniões, vontades fossem levadas em considerações. Hoje as crianças já possuem um posicionamento e suas opiniões são levadas a consideração no cenário familiar.
Apesar de toda a liberdade de expressão e diálogo, os pais ainda possuem dificuldades de comunicação com seus filhos e a recíproca também é válida. Mas então, o que acontece? Para responder essa questão, deve ser analisado caso a caso, mas uma importante questão é considerar a opinião do filho ou do pai. Muitos escutam mas não aceitam ou descredibilizam a opinião alheia fazendo prevalecer a sua diante do outro.
Por isso, o respeito deve ser uma via de mão dupla na relação entre pais e filhos. Sempre ouvir, respeitar, avaliar e chegar a um senso comum para que haja equilíbrio e esclarecimento na busca dos conflitos.

Fonte: https://psicologiacuritibapr.com.br/

Para isso, separei algumas dicas para você adulto pratique com seu filho adolescente:

1. Estabeleça momentos regulares para conversas: Tenha como hábito, retirar momentos de sua rotina para conversar com seu filho ou filha. Demonstre interesse sobre a rotina dele e das coisas que realiza. Geralmente numa pequena conversa, surge um assunto mais profundo a ser falado.

2. Exercite a paciência: Não se esqueça de que este é processo lento e que você precisa estar disposto a ser compreensivo, paciente e estar aberto a aprender com os erros e opiniões diferentes. Não desista mesmo que pareça difícil.

3. Pratique a escuta ativa: Não converse com seu filho interrompendo a fala dele, dando sua opinião, questionando um posicionamento diferente. Outro detalhe, escute-o com atenção, deixe as distrações como televisão, som ou celular. Demonstre interesse real sobre o que ele fala.

4. Peça desculpas sempre que necessário: Por mais que você seja o mais velho e que possua mais experiências em algum momento você pode estar errado. Por isso, peça desculpas quando isso acontecer. Tenha a iniciativa. Essa atitude será bem vista por ele, demonstrando que você pode ser vulnerável e sensível. Seja você o exemplo.

5. Valorize os sentimentos dele: Mesmo que não concorde, seja sensível aos sentimentos dele. Ouça-o, demonstre atenção, acolha-o quando necessário, aconselhe-o. A forma como ele sente e enxerga as situações são diferentes das suas e quando ele demonstra sensibilidade, ele espera a mesma coisa. Então valide-o. Essa postura será positiva e fortalecerá o relacionamento entre vocês.

Gostou das dicas? Compartilhe então.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *