Um Mundo Sem Órfãos

Em uma sociedade onde há tantos ensimesmados, voltados tão somente para seus próprios interesses, convivemos com uma orfandade que vai além da perda de um ou ambos os pais.

Nos últimos anos o mundo vive crises profundas e graves: Epidemias, guerras, abusos, miséria, transtornos de saúde física e mental, catástrofes naturais… e quem mais sofre diante disso tudo são os mais vulneráveis.  Crianças e idosos são as maiores vítimas.

Há alguns anos nasceu na Ucrânia um movimento chamado Ucrânia Sem Órfãos.  Partiu de um grupo de cristãos que compreenderam que os orfanatos não eram lugares favoráveis ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.  Perceberam que todos precisavam dar as mãos para mudar a realidade de milhares de crianças e jovens órfãos ou vulneráveis em seu país.  Iniciaram a falar sobre o assunto, a interceder, a se unir com governo, empresários, sociedade, artistas, na certeza de que a transformação necessária só seria possível se todos dessem as mãos por esta causa.  Em poucos anos transformaram a realidade da infância e juventude ucraniana, que infelizmente agora sofre com esta guerra terrível.

Em 2019, ainda antes da pandemia, as estatísticas já mostravam que mais de 8 milhões de crianças viviam em orfanatos no mundo, mais de 150 milhões eram órfãs de um ou dos dois pais, e a cada ano mais de 1 bilhão de crianças e adolescentes sofriam algum tipo de abuso sexual.

Os estudos mostram que o melhor lugar para uma criança crescer e se desenvolver é em uma família segura, estável e amável, onde elas têm a maior oportunidade de alcançar seu potencial pleno.

O movimento saiu da Ucrânia e alcançou o mundo.  O movimento Mundo Sem Órfãos (World Without Orphans) chama e equipa líderes nacionais para colaborarem no alcance das soluções dos seus próprios países no que tange às crises dos órfãos e vulneráveis.

O que teve início como um sonho na Ucrânia, agora se tornou um movimento global, com iniciativas e ações que já são desenvolvidas em 37 países e que conta com outras 47 nações emergindo para novas parcerias.

Nos dias 28 de fevereiro a 2 de março de 2024 acontecerá o Fórum Global do World Without Orphans (Mundo Sem Órfãos).  Mais 80 nações se farão representar por um número superior a 500 delegados na busca de construir um mundo sem órfãos.

Rodrigo Rangel (meu esposo), Paulo Borges Junior, Lana Borges e eu seremos os representantes do Brasil neste importante fórum e teremos lugar de fala tanto na sessão geral com todos os delegados quanto em workshops, assim como no encontro dos líderes latino-americanos.  Nosso mais profundo desejo é que estes dias possam contribuir efetivamente na construção de um Brasil sem Órfãos.

Tem interesse em saber mais?  Quer acompanhar o fórum on line?

https://worldwithoutorphans.org

Instagram: @withoutorphans

@wwobrasil

Quer se envolver no movimento no Brasil?  Por favor, manifeste seu interesse na aba do comentário abaixo e terei muito prazer em cooperar.  Vamos juntos construindo pouco a pouco um Mundo Sem Órfãos.

 

 

4 thoughts on “Um Mundo Sem Órfãos

  1. JOANA DARC DE MORAIS says:

    Sou cofundadora do Grupo Afeto de apoio à adoção, Mossoró RN, tenho certeza de que a nossa luta por uma adoção legal, segura e para sempre oportuniza filhos e famílias se encontrarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *