Dentre os inúmeros benefícios, as frutas dão energia, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam na prisão de ventre, atuam como calmantes, o que impacta positivamente na qualidade do sono e no controle da ansiedade, além de exercerem papel fundamental para o funcionamento correto e equilibrado do intestino.
Repito, todas têm benefícios, mas gosto de tempos em tempos selecionar algumas para falarmos um pouco mais especificamente de cada. Encaro isso como uma forma de divulgar e estimular mais o consumo de comida de verdade.
Mas nós vamos fazendo a nossa parte, lembrando a todos da importância e dos benefícios do consumo de alimentos in natura.Como o kiwi, por exemplo, que estudos têm demonstrado que é tão bom quanto uma maçã por dia para cuidar da pressão arterial.
Ou a uva, que em um estudo com 69 pessoas com colesterol alto, mostrou que seu consumo (500 gramas de uvas roxas por dia) ajuda a reduzir o colesterol ruim. Ou ainda o morango, que se você não encher de leite condensado, vai ajudar você a cuidar do seu pulmão.Isso sem falar na banana, que ajuda na oferta de triptofano no sangue, enquanto o coco beneficia a saúde do coração e o caqui é fonte de antioxidantes.
Parece simples e é mesmo. Quanto mais comida de verdade você comer, quanto mais cores diferentes você escolher, mais certeza você terá de estar consumindo todos os nutrientes que você precisa.
Mas, vou comer só fruta o dia todo então, café da manhã, almoço e jantar.
Calma. Tem que manter o equilíbrio! As frutas, embora em menor escala, também exigem moderação, muita frutose (o açúcar das frutas) e você sabe que tudo em excesso faz mal.
Conta pra mim agora, qual destas frutas da imagem é a sua preferida?
Maria Angélica Tillmann
Nutricionista Clínica/CRN-MG8696