Atitude Alimentar. O comportamento, os sentimentos e as crenças sobre a comida.

Como podemos classificar as razões de comermos o que comemos, as situações em que comemos e o que pensamos e sentimos com relação ao alimento?

A atitude alimentar é, segundo vários autores, a melhor expressão para abarcar a relação do indivíduo com os alimentos e sua dieta. No entanto, infelizmente, o termo “atitudes alimentares” não é bem definido pela ciência da Nutrição e suas definições variam de um estudo para outro, acredito que por este motivo estou tão apaixonada na Psicologia Comportamental, exatamente por isso percebo na comunicação dos meus pacientes o quanto é importante a consciência do momento presente ao se alimentar CONSCIENTEMENTE.

“Atitude” é um construto que tem três componentes:

  • Afetivo: refere-se a sentimentos, humor e emoções (favoráveis ou desfavoráveis) causados por um objeto específico.
  • Cognitivo: refere-se a crenças e conhecimento sobre o objeto (influenciado por fatores diversos).
  • Volitivo: diz respeito à vontade, refere-se à intenção comportamental em relação ao objeto, ou seja, predisposição para agir (comportamento) de forma coerente com as cognições e afetos.

O grande interesse em estudar atitudes está no fato de que elas permitem compreender e predizer os comportamentos.

Sentimentos não são escolhidos, controlados ou cessados, eles simplesmente emergem. Nossos pensamentos, por outro lado, também emergem, mas podemos escolher controlá-los, direcioná-los ou adicionar outros. Já os comportamentos podem ser escolhidos (embora sejam muitas vezes impulsivos) e dependem dos sentimentos e cognições. Para manter um bom estado Nutricional, é fundamental estabelecer e manter atitudes alimentares positivas, confiantes, relaxadas, confortáveis e flexíveis.

E é isso que torna o trabalho do Nutricionista Clinica Comportamental tão minucioso e fundamental na vida do paciente.

“Você cria seus padrões e os seus padrões cria você”. (autor desconhecido)

Dra Alessandra Carneiro

Nutricionista Clinica Master PNL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *