Jantar ou não jantar?

Jantar ou não jantar?Ou, quem sabe, até trocar a refeição por um lanchinho de ceia… O que é mais indicado? Comer à noite é permitido sim, mas o ideal é optar por alimentos mais leves, naturais e nutritivos, que não sobrecarreguem o organismo durante as horas de sono: “Deitar em jejum não ajuda na perda de peso e pior, pode provocar mais vontade de assaltar a geladeira durante a madrugada.

Você costuma jantar que horas? E tarde da noite, costuma fazer um “lanchinho”? Se você quer adotar hábitos mais saudáveis e, principalmente se está tentando emagrecer, é melhor começar a repensar essas atitudes.

A edição de outubro de 2022 da prestigiada revista científica Cell Metabolism trouxe dois novos estudos que mostram os benefícios metabólicos de consumir calorias durante o dia versus mais perto da hora de dormir.

Foto:Saúde e bem estar

A verdade é que, nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado uma forte correlação entre comer tarde da noite e um risco aumentado de obesidade.

De acordo com essas duas novas pesquisas que citei anteriormente, comer no final do dia resultou em avaliações autorelatadas de fome significativamente aumentadas em relação a comer mais cedo.

Enquanto uma delas apresentou dados objetivos e quantitativos de biópsias de tecido adiposo e medições endócrinas, mostrando alterações consistentes com aumento do apetite e acúmulo de gordura, a outra pesquisa descobriu que os indivíduos que comem mais tarde tinham menor gasto de energia do que os que comiam mais cedo.

Mais estudos são necessários para compreender completamente os efeitos dos horários de comer cedo versus tarde na obesidade, mas as pesquisas que temos até hoje já nos fornecem dados o suficiente para nos atentarmos melhor aos horários da nossa refeição. Prefira sempre se alimentar no período em que você está ativo, pois, inclusive, comer muito próximo da hora de dormir pode até mesmo prejudicar a qualidade do seu sono!

Quer saber mais sobre o assunto?

Deixe seu comentário.

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista CRN/MG8696

CENTRO CLÍNICO UMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *