Seu cérebro é o seu painel de controle.
As relações entre nosso cérebro, o corpo e o mundo ao nosso redor são complexas. O que você faz ou deixa de fazer pode mudar significativamente sua saúde e bem-estar.
Sendo assim quero falar de três importantes antioxidantes fundamentais para a saúde, em especial a do nosso cérebro!
ALA
O Ácido Alfa-Lipóico tem ação antioxidante que regula citocinas pró-inflamatórias, ação neuroprotetora e está envolvido no metabolismo celular, melhorando a atuação das mitocôndrias.
Por ser capaz de recuperar as células danificadas, tem sido apontado como um importante agente contra o envelhecimento precoce. Além disso, ele regenera antioxidantes oxidados, diminuindo a perda da glutationa (um poderoso antioxidante natural do organismo) e ainda atua no controle de açúcar no sangue, colaborando para a redução da resistência à insulina.Além do próprio suplemento, é encontrado em alimentos como carnes vermelhas, tomate, espinafre e brócolis.
NADH
Já o NADH é uma molécula encontrada naturalmente nas células, produzindo energia celular para o organismo. Sua potente ação antioxidante ajuda a diminuir a inflamação, estimulando o sistema imunológico celular. Além de atuar contra a fadiga crônica, também melhora as funções cognitivas, pois estimula neurotransmissores como noradrenalina (concentração e atenção), serotonina (equilíbrio emocional e sono) e dopamina (coordenação e humor).
Além do próprio suplemento, é encontrado em alimentos como amêndoas, alimentos fermentados (kefir e chucrute), peixes e carne bovina.
COQ 10
A Coenzima Q10 tem grande poder antioxidante nas membranas lipídicas e mitocôndrias, eliminando, assim, os radicais livres. Além de ajudar as mitocôndrias a converterem gorduras e açúcares em fonte de energia para o corpo, tem efeito protetor no cérebro, coração e hemácias.
Produzida naturalmente em nosso organismo, também é encontrada em alimentos como carne, frango, peixes gordos, nozes e espinafre. Ela pode ser bem indicada para suplementação em quem busca reforçar a imunidade, em quem faz uso de estatina (que suprime a síntese de coenzima Q10 no organismo), em quem deseja melhorar o desempenho físico, em em quem precisa lutar contra os sintomas da fibromialgia (como dor e fadiga) e também em quem busca engravidar ela aumenta a função mitocondrial e neutraliza o estresse oxidativo).
O ideal é buscar sempre um profissional e diversificar sua alimentação, garantindo um equilíbrio de antioxidantes variados em seu dia-a-dia. Alguns exemplos:
- Vitamina A: Manga, espinafre, gema de ovo, fígado;
- Vitamina C: Laranja, acerola, caju, morango;
- Vitamina E: Azeite de oliva, nozes, abacate;
- Selênio: Castanha-do-pará, frango, feijão, leite;
- Zinco: Peixes, frutos do mar, cereais;
- Betacaroteno: Cenoura, abóbora, mamão;
- Licopeno: Goiaba, tomate, melancia;
- Antocianinas: Jabuticaba, açaí;
- Catequinas: Chá-verde, cereja, pera;
- Quercetinas: Maçã, cebola, chocolate amargo;
- Resveratrol: Uva, vinho tinto, amendoim;
- Sulforafano: Brócolis, couve, couve-flor.
Nunca esqueça, essa massa gelatinosa que mora em seu crânio é responsável pela vida como você a conhece e para sempre será seu painel de controle.
Neste momento, seu cérebro está simultaneamente mantendo sua respiração e frequência cardíaca, enquanto transforma esses rabiscos pretos em uma tela em palavras e pensamentos coerentes. Você precisa dele em sua melhor performance.
Dê amor, valor e cuidado.
Maria Angélica Tillmann
Nutricionista CRN/MG8696
Centro Clínico UMC