A magia das cores

As cores são capazes de gerar sensações boas e ruins

Com um olhar clínico, a mulher enxerga cor por onde passa e, diferente dos homens, são capazes de notar cada nuance ou variação de uma paleta, que pode trazer calor, aconchego, vivacidade e vibração. As cores têm capacidade de transformar o mundo. Podemos mudar totalmente um ambiente apenas com a mudança da cor que existe nele, seja de um tecido, um quadro, uma almofada, um móvel ou uma parede, fazendo com que pequenos detalhes se tornem grandes destaques.

As cores são capazes de gerar sensações boas e ruins, elas podem equilibrar o visual do ambiente, gerando bem-estar, reduzindo o estresse, controlando a ansiedade e eliminando sentimentos ruins, como a ansiedade, angústia e depressão. Por isso, ao se deparar com a missão de mudar um ambiente por meio da cor, devemos levar em consideração aspectos como: perfil dos moradores, iluminação natural, iluminação artificial, revestimentos e paisagismo, e fazer perguntas como: “Qual necessidade?”, “Venda ou aluguel?”, “Adaptar para crianças e animais de estimação?”, “Imperfeições nas paredes?”, “Quero mais amplitude?”, “Marcar o ambiente para chamar atenção do público?”, “Durabilidade da cor?”, “Inibir ou refletir a luz?”, podem influenciar na definição e escolha das novas cores e mudar todos os aspectos do ambiente, interferindo no aconchego e na funcionalidade do local.

Como fazer?

Faça uma análise de todo o espaço que deseja mudar, priorize as cores favoritas, levando em consideração os gostos de quem vai ficar no local e, por fim, escolha objetos com cores que se destaquem no ambiente.

Qual cor escolher?

Para escolher uma cor adequada para o seu cômodo, é necessário pensar primeiro o que você gostaria de transmitir. Existem tendências que orientam e direcionam para novos horizontes, mas elas não são limitadoras ou ditadoras enrijecidas. O ideal é ser único e não ter medo da cor, usar e abusar das tendências e personalizar com o que trará ao ambiente um novo cenário e novas sensações.

Dicas da consultora

Para ambientes acolhedores, escolha: azuis, verdes, violetas e neutros. Já para área gourmet: terrosos, concretados, azuis esverdeados ou quentes. Caso surjam dúvidas, aposte em tons neutros. A alegria e renovação de vida estão diretamente ligadas ao cuidado com o lar, seja por pintar uma parede com uma cor diferente, renovar a fachada ou mudar uma decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *