É através da boca, sistema digestivo que o alimento tem seu primeiro conato.Desta forma, fica explícito que a maneira com a qual você se alimenta não influencia apenas na saúde geral e no processo digestivo, mas também está diretamente relacionada à saúde dos dentes e da gengiva!
Sendo assim, é muito comum que dentistas e nutricionistas se unam para manter a boa saúde bucal através de cuidados alimentares. A nutrição é uma área da saúde que estuda de maneira intrínseca as propriedades de cada alimento, e busca direcionar (ou restringir) seu consumo de maneira racional para criar soluções que promovam a saúde através da alimentação correta.
Uma alimentação incorreta não reflete apenas na manutenção da massa corporal ou no funcionamento do organismo, mas também é capaz de causar danos terríveis em sua saúde oral. O consumo excessivo de alimentos demasiadamente duros, por exemplo, pode ser um reflexo de hábitos alimentares irregulares, o que afeta também a saúde dos dentes do paciente. Outro caso seria a ingestão de alimentos específicos que podem alterar o ph da saliva, auxiliando na proliferação de bactérias dentro do ambiente bucal.
Foto:Arquivo pessoal
Dra.Maria AngélicaTillmann
Dra.Enir Rabêlo da Silva
Se liga nessas dicas!
Uma alimentação saudável e equilibrada fornece nutrientes que são capazes de conservar e manter os dentes fortes e saudáveis. Isso porque o aporte adequado de vitaminas, minerais e fibras, junto a uma boa hidratação, ajuda a equilibrar o pH da boca e manter constante o fluxo salivar.
A melhor forma de prevenir doenças é manter hábitos saudáveis.
O açúcar é um alimento altamente cariogênico, tanto em crianças quanto em adultos. Desta forma, é recomendado a diminuição de seu consumo para a prevenção da cárie dentária.
A lactose (açúcar presente no leite) é o menos cariogênico dos açúcares. Além disso, leite e derivados contém nutrientes que ajudam a prevenir a dissolução do esmalte dos dentes e contribuem para sua remineralização.
As frutas e hortaliças podem atuar como protetores contra a Cárie dentária.
Esses alimentos são ricos em fibras e estimulam o fluxo salivar, o que contribui para a manutenção da Saúde Bucal. Além disso, o consumo de frutas cítricas e hortaliças ricas em beta-caroteno tem sido associado ao baixo risco de câncer de boca.
Alimentos ricos em beta-caroteno: cenoura, mamão, abóbora, batata doce, couve, espinafre, melão.
O café, bem como refrigerantes a base de cola, pode causar manchas nos dentes.
Esse manchamento pode ser reduzido com a adequada higiene oral e consumo moderado (1 a 2 xícaras por dia, no máximo).
Vale ressaltar que geleias de frutas, bebidas artificiais com sabor de fruta, bebidas lácteas e iogurtes que contenham elevadas quantidades de açúcar podem contribuir para
O aparecimento de cárie dentária e erosão dentária, além de contribuir para obesidade e várias doenças.
Gengibre é um forte aliado para a saúde bucal, podendo ser usado em forma de xarope ou em pequenos pedaços da raiz para acabar com o mau hálito e evitar infecção na garganta.
Maçã também não pode faltar na dieta de quem quer manter a saúde bucal em dia, vez que ela favorece a auto limpeza da cavidade bucal, evitando a proliferação de bactérias.
Peixes, por fim, são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que fortalece os dentes e aumenta a resistência dos ossos do corpo. Além disso, o alimento contém flúor, atuando na prevenção da Cárie dentária e outras doenças causadas por bactérias na boca.
Aqui, você aprendeu qual é o impacto da alimentação na saúde dos dentes. Por isso, se não quer sofrer com disfunções na cavidade bucal e demais doenças é importante modificar os hábitos alimentares e adotar uma rotina de atividade física, buscando sempre que possível, a ajuda de um cirurgião-dentista e de um nutricionista para manutenção de uma boa saúde bucal e saúde geral.
Você tem mais alguma dúvida sobre o consumo de alimentos que influenciam na saúde oral? Pergunte pra gente através dos comentários.
Maria Angélica Tillmann
Nutricionista/CRN-MG8696
Centro Clínico UMC