A impulsividade é uma característica comportamental de quem age antes de pensar, sem considerar as consequências de seus atos. Quem nunca agiu impulsivamente não é mesmo?!! Até certo ponto agir precipitadamente em certos momentos de ansiedade e surpresa é comum e não traz nenhum risco a saúde mental ou a qualidade de vida.
A impulsividade traz consigo algum tipo de emoção que faz com que a pessoa aja ou reaja aquela situação. Em alguns casos a pessoa pode também estagnar e não agir.
O fato da pessoa quase sempre ter esse tipo de comportamento, existe uma maior predisposição pela busca da recompensa instantânea. E é aí que devemos ter todo o cuidado.
Entrando na área da psicologia, as vezes este comportamento se apresenta associado a alguns transtornos como por exemplo: jogo patológico que corresponde ao vicio de fazer apostas e jogos; a piromania, que significa incendiar coisas por prazer. Tem também a cleptomania que é a incapacidade de resistir aos impulsos de roubar qualquer coisa, mesmo sem valor. Tem também a tricotilomania, muito comum e significa o ato de arrancar fios de cabelo próprio.
Por isso, é importante ter controle sobre si mesmo e sobre as suas ações para que não se tornem transtornos.
Pensando nisso, quero destacar algumas atitudes que podem ajudar no controle:
– Pare e reflita: Antes de qualquer coisa reflita sobre a ação e suas consequências futuras.
– Procure formas saudáveis de expressão: Ao invés de sair “chutando” tudo e todos, procure atividades rápidas que possam ajudar com seus limites, tipo: correr, pintar, nadar, etc…
– Mude de cenário: Sempre que tiver em uma situação que não sabe como agir rapidamente com bom senso, “saia de cena”, mude de lugar físico, de cenário, de ambiente.
– Use técnicas e ferramentas para relaxamento: Isso te ajudará ter mais controle de si. Como exemplo: ioga, mindfulness, meditação entre outros.
– Estabeleça um tempo para pensar: Importante se dominar a ponto de ter a disciplina de estabelecer um tempinho para pensar quando algo não estiver sob controle.
– Faça acompanhamento com um profissional: Caso perceba que a sua impulsividade está te prejudicando e não consegue se controlar em situações diversas, procure um psicólogo.
– Faça processo de Coaching: Este tipo de metodologia te auxilia a identificar suas crenças limitantes, ao desenvolvimento do seu autoconhecimento e na definição de metas.
Se a impulsividade está atrapalhando suas conquistas, crescimento e felicidade tente fortalecer seus pensamentos. Perceba que quando temos controle de nossas ações e pensamentos tudo fica mais fácil de ser conduzido e a vida mais leve para ser vivida.
👍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼