Com a chegada do final do ano é um costume as pessoas e empresas realizarem encontros para confraternizações. Com isso, surgem dúvidas de como se comportar em tais eventos.
A passagem do ano é uma das festas mais comemoradas mundialmente e quando não somos as visitas, somos os anfitriões.
Neste último mês, estive em muitas confraternizações. Presenciei variadas situações constrangedoras e por isso decidi compartilhar com vocês algumas dicas que são muito simples mas que fazem grande diferença nestes momentos.
Caso seja o anfitrião receba com elegância. Esteja com os espaços comuns (sala, cozinha, banheiro) arrumados e limpos. Nunca use a expressão “não repare na bagunça”. Mostra que não teve a preocupação de organizar o espaço para receber os convidados.
Outra dica é: sirva água e outros líquidos nos melhores copos. Nada de servir em copos de requeijão e dizer “ah, você é de casa mesmo”. Use o que tem de melhor em sua casa.
Certifique-se de que as entradas e comidas serão o suficiente. Escolha um menu que não precise ficar “contando os espaços” e não deixe os convidados com fome.
Outro detalhe importante: não peça para os convidados “pegarem” bebidas, comidas, sem que ofereçam a ajuda. Sirva-os com amor e carinho. Fazer com que cada um “se vire”, não te tornará mais descansada ou mais íntima.
Agora, se você é o convidado tenho outras dicas:
- Confirme sua presença após o convite.
- Fique atento as dicas do anfitrião sobre como será, quantas e quais pessoas estarão presentes, se deve levar algum tipo de bebida ou comida;
- Fique atento ao horário. O correto é chegar no horário marcado. Nem antes e nem depois;
- Vá vestido adequadamente;
- Ao chegar cumprimente todas as pessoas que estão no recinto. Capriche no aperto de mão, seja atencioso. Fique atento ao nome das pessoas, caso sejam apresentados naquele momento;
- Pergunte ao dono da casa ou ambiente se precisa de alguma ajuda. Seja gentil;
- Evite exageros em humor e intimidades. Ouça antes de falar tomando cuidado de não interromper outras pessoas. Ouça com atenção.
- Não aborde temas polêmicos ou que tenha pouco conhecimento e evite entrar em discussões.
- Geralmente os lugares e distribuição dos convidados são previamente estabelecidas, não as altere. Pergunte as pessoas que estão recebendo sobre estes lugares e não vá trocando de lugar e arrastando mesas e cadeiras. Isso é desrespeitoso.
- Cuidado com o excesso de bebidas. Geralmente nestes eventos as pessoas vão bebendo e não percebem que a cota já finalizou.
Por fim, confraternizar é uma das coisas que valem a pena! São momentos de reencontros. É quando criamos mais intimidades com os outros, estreitamos relacionamentos, deixamos para trás algo que não foi bom…enfim, são momentos que devem ser aproveitados. Por isso: curta! Viva e faça da passagem do ano um momento prazeroso e especial!
Desejo Boas Festas e um ano cheio de prosperidade!