Comenda Augusto César reúne e homenageia principais personalidades nacionais e regionais em Uberlândia-MG

Comenda Augusto César reúne e homenageia principais personalidades nacionais e regionais em Uberlândia-MG

Comenda Augusto César reúne e homenageia principais personalidades nacionais e regionais em Uberlândia-MG

A honraria é a mais importante oferecida pelo munícipio e leva o nome do político que lutou pela emancipação da maior cidade do interior de Minas Gerais

Políticos, advogados, empresários e artistas foram escolhidos pelos 27 vereadores de Uberlândia e pelo Prefeito Odelmo Leão para receberem a Comenda Augusto César. A cerimônia aconteceu no fim do mês de agosto na sede da Câmara Municipal, o Plenário Homero Santos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Considerada a maior honraria oferecida pelo Legislativo, a homenagem é estendida à profissionais, empresas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A transmissão da cerimônia aconteceu pelo YouTube e TV Câmara. O evento contou com a participação dos homenageados, parlamentares e imprensa, seguindo todos os protocolos de segurança para a Covid-19.

O Diretor de Comunicação Social da Câmara, Ademir Reis, deu início a solenidade, que teve também uma breve fala do Presidente do Praia Clube, Guto Braga, da desembargadora Dra. Sandra Fonseca e do prefeito de Uberlândia, além de uma benção feita por um dos homenageados, Dom Paulo Francisco Machado, que é o atual bispo do município.

Além de falar um pouco sobre o significado da Comenda Augusto César para os presentes no evento, Odelmo Leão também homenageou o desembargador Gilson Soares Lemes, que não pode estar presente no local, mas foi representado por Dra. Sandra Fonseca. “Os homenageados são pessoas que contribuem para nossa cidade, para a evolução, progresso e bem-estar de toda a população do município”, afirmou o prefeito em entrevista exclusiva para Revista Soberana.

Entre os homenageados, está o advogado e presidente da Comissão do Direito Imobiliário da OAB Uberlândia, Diretor Executivo do Grupo Soberana e Editor-Chefe da Revista Soberana. Natural de Monte Carmelo, ele possui uma extensa bagagem profissional e recebeu a honraria das mãos da vereadora Gláucia da Saúde. “É mais responsabilidade e isso não é mérito meu, mas sim de todos que estão envolvidos comigo na rotina profissional, que são aqueles que me ajudam e sonham comigo. Eu recebo essa Comenda pensando em quantas pessoas ainda posso empregar no município, o que eu posso fazer para melhorar nossa cidade”, afirma o advogado.

A escolha do homenageado foi bem pensada por Gláucia. “Doutor Douglas é uma pessoa que se dedica há muitos anos a Uberlândia e, como essa é a maior honraria que tem na cidade, eu pensei nele. Ele merece essa homenagem por toda a dedicação que tem por Uberlândia e os munícipes. Nada mais que justo esse reconhecimento tanto do Poder Legislativo como da cidade”, explicou a vereadora.

Quem também recebeu a honraria foi a apresentadora e ex-BBB, Íris Stefanelli, que ganhou a homenagem das mãos de Gilvan Masferrer. A vereadora informou que escolheu a pessoa que a enxergou antes da política. “Ela me viu com o coração, não me viu apenas com os olhos. A Íris conhece minha história de vida e foi a pessoa ideal, pois faz trabalhos sociais e ajuda muitas pessoas”, explica. A ex-participante do reality show disse que ficou muito honrada em ser escolhida. “Carrego Uberlândia no coração e a vereadora Gilvan tem um trabalho lindo, sempre fui fã das ações que ela faz”, disse.

O pastor e deputado federal, Marco Feliciano, também esteve presente e foi homenageado. Ele voou direto de Brasília-DF para receber a honraria das mãos de Neemias Miquéias. Mesmo sendo natural de São Paulo, ele disse que ficou muito feliz em receber a comenda de um município tão ligado a Comunidade Evangélica. “Toda vez que alguém é homenageado o coração da pessoa se enche de felicidade. É uma honra para mim e me sinto mais mineiro do que paulista agora”, afirmou.

Quem também esteve no município para receber o título foi um dos deputados mais bem votados de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, que recebeu a comenda de Dandara Tonantzin. “Ele é parlamentar por muitos anos e tem um compromisso muito grande com a nossa gente”, explicou a vereadora sobre o porquê da escolha. Após a solenidade, os dois parlamentares conheceram alguns projetos da cidade e visitaram alguns municípios da região. Reginaldo é responsável por emendas para construção de um laboratório para pesquisas, além de acompanhar de perto várias demandas da área da saúde no Triângulo Mineiro.

“É uma satisfação enorme ser reconhecido pelo nosso trabalho. Essa comenda me dá energia e força para continuar trabalhando. Eu tenho uma atuação muito grande em todo o estado de Minas Gerais, em especial no campo da educação e saúde, e sou parceiro do município de Uberlândia. Me comprometo a honrar o nome do Augusto César na atividade política, trabalhando sempre com muita transparência, honestidade e olhando para os que mais necessitam”, disse o deputado.

Conheça os outros homenageados:

  • Antônio Ribeiro Pereira (Indicado por Leandro Neves)
  • Ayrton Perereira de Araújo (Indicado por Odair José)
  • Carlos José e Silva Fortes (Indicado por Ronaldo Tannús)
  • PM Fernan Marcos dos Reis (Indicado por Antônio Augusto ‘Queijinho’)
  • Claúbia Júlio Oliveira (Indicado por Murilo)
  • Euclydes Pettersen (Indicado por Eduardo Moraes)
  • Marco Feliciano (Indicado por Neemias Miquéias)
  • Reginaldo Lopes (Indicado por Dandara)
  • Gilson Soares Lemes (Indicado por Odelmo Leão)
  • Dom Paulo Franscisco Machado (Indicado por Walquir Amaral)
  • Douglas Davi Pena (Indicado por Gláucia da Saúde)
  • Gilson Martins Fayad (Indicado por Sérgio do Bom Preço)
  • Jarbas Soares Júnior (Indicado por Odelmo Leão)
  • Joaquim Lima (Indicado por Sérgio do Bom Preço)
  • Helena Borges Martins da Silva (Indicado por Cláudia Guerra)
  • Íris Stefanelli (Indicado por Gilvan Masferrer)
  • Isabel Cristina Manzi (Indicado por Charles Charlão)
  • José Deolindo M. Menck (Indicado porThiarles Santos)
  • José Maria de Araújo (Indicado por Zezinho Mendonça)
  • José Moreira de Freitas (Indicado por Liza Prado)
  • Márden de Assis (Indicado por Ivan Nunes)
  • Damares Alves (Indicado por Anderson Lima)
  • Morum Bernardino (Indicado por Carrijo)
  • Praia Clube (Indicado por Sargento Ednaldo)
  • Jair Messias Bolsonaro (Indicado por Cristiano Caporezzo)
  • Projeto “Todas Por Elas” (Indicado por Amanda Gondim)
  • Roberta Catarina Giacomo (Indicado por Thaís Andrade)
  • Rodrigo Pacheco (Indicado por Raphael Leles)
  • Thaísa Gapski Pereira (Indicado por Dudu Luiz Eduardo)

Darah Gomes e Jadir Júnior I Redação

O político que emancipou Uberlândia e deu o nome a maior honraria da cidade

Augusto César trabalhou por 35 anos na política e conseguiu transformar São Pedro do Uberabinha em Uberlândia

Em meio a tantas homenagens a pessoas importantes, a maior honraria que Uberlândia oferece aos parceiros da cidade é a Comenda Augusto César, que leva o nome de Augusto César Ferreira e Souza. Ele nasceu no município de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, e morou em diversas cidades, inclusive, Uberlândia, onde foi destaque político.

Augusto nasceu em 1845 e morou em diversos municípios mineiros ao lado dos pais. Aos 18 anos, ele já trabalhava como professor e conseguia se sustentar. Ele chegou a ser eleito vereador em Sacramento-MG e, em 1888, se tornou deputado provincial. Alguns anos depois, em 1892, ele tomou posse como Presidente e Agente Executivo da primeira Câmara Municipal de São Pedro do Uberabinha, a antiga Uberlândia, permanecendo no cargo até 1894.

O político lutou pela emancipação político-administrativa de Uberlândia, que antes era distrito de Uberaba. Ele foi o responsável por grandes feitos na cidade, como organizar o regimento interno da municipalidade, além de planificar e difundir o ensino, no qual ele foi o autor da regulamentação.

Em alguns cargos públicos que ocupou, Augusto não teve salário e tinha o único objetivo de ajudar os municípios mineiros. A vontade de fazer a diferença era tão grande que ele chegou a trabalhar como advogado de defesa gratuitamente para dar apoio a pessoas em Minas Gerais e São Paulo.

Augusto faleceu no ano de 1908 em Araguari, cidade a menos de 40 quilômetros de Uberlândia. Como forma de homenagem a mudança que ele causou na maior cidade do interior de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Uberlândia criou a Comenda Augusto César, considerada a maior honraria do município.

Todos os anos, o prefeito de Uberlândia, o presidente da Câmara e os vereadores selecionam personalidades importantes para história e desenvolvimento da cidade. Os escolhidos recebem a comenda em uma solenidade no mês de aniversário do município, celebrado no dia 31 de agosto.

Outra forma de homenagear e parabenizar Augusto foi dar o nome dele para uma rua da cidade, localizada na região central, no Bairro Lídice. Dessa forma, o político é sempre lembrado e tido como referência para o povo.

Darah Gomes I Redação

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *