Quero ser mamãe!
Quando uma mulher decide ser mãe, vem logo a dúvida: “sou fértil? vou demorar a engravidar?”
Fertilidade “é a capacidade natural do indivíduo ou do casal de produzir uma gravidez através de relações sexuais”, o que geralmente acontece dentro do primeiro ano de tentativas. E a infertilidade, então, é a redução desta capacidade e isso geralmente é transitório.
Um casal “infértil” é aquele que não alcançou a gravidez após um ano de relações sexuais frequentes, sem o uso de qualquer método contraceptivo. Isso não significa que o casal é “estéril” (incapacidade permanente e irreversível de reprodução) e a gestação pode sim acontecer após 2 ou 3 anos.
Então, não há necessidade de estresse e ansiedade se o casal demorar um pouco a alcançar esse resultado. A ansiedade por si só já pode atrapalhar, pois pode causar um desequilíbrio hormonal, levando a irregularidade nos ciclos menstruais e até a inibição da ovulação. Mas, é primordial traçar um planejamento juntos, assim que começarem a pensar neste assunto.
Primeiramente, não adiar muito a gravidez, pois à medida que as idades da mulher e do homem avançam, a partir dos 35 anos, a taxa de fertilidade começa a cair, pela diminuição da quantidade e qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. O que pode aumentar os riscos de complicações durante a gestação (Diabetes, Hipertensão, Pré-Eclâmpsia) e os casos de malformações e síndromes fetais, de prematuridade, de baixo peso do recém-nascido e de mortalidade perinatal.
Após decidirem o momento oportuno, para que a mulher consiga engravidar de forma mais saudável e rápida ela deve seguir algumas dicas…
– Fazer exames de rotina com ginecologista de sua confiança e seguir as orientações médicas
– Tratar adequadamente doenças agudas ou crônicas, se for o caso
– Colocar o cartão de vacinação em dia
– Iniciar uso de ácido fólico para prevenção de malformação neurológica fetal (3 meses antes de suspender o método contraceptivo)
– Interromper a contracepção
– Manter alimentação balanceada, se possível com supervisão de um(a) Nutricionista, fazendo as suplementações necessárias
– Controlar o peso corporal
– Realizar exercícios físicos regularmente
– Ter boas noites de sono, evitar estresse e ansiedade
– Abandonar vícios como cigarro, drogas recreativas, álcool
– Evitar uso de lubrificantes com espermicida ou que alterem o pH vaginal
– Ter relações sexuais três dias antes e durante o período fértil, em dias alternados
– Estimular também o parceiro a ter bons hábitos e vida saudável
Mesmo seguindo tudo isto, há alguns casos sem sucesso. Portanto, mulheres com menos de 35 anos tentando a gravidez há mais de um ano ou mulheres com mais de 35 anos tentando há mais de seis meses, devem procurar ginecologista/especialista em fertilidade para nova avaliação (inclusive o parceiro deve ir também ao urologista). Eles com certeza ajudarão você a chegar ao melhor resultado possível, seja de forma natural ou com métodos de reprodução assistida.
Graduação em Medicina e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Residência Médica em Clínica Geral pelo Hospital Santa Lydia de Ribeirão Preto.