Nesta quarta-feira, 28, o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 deliberou que Uberlândia permanecerá na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas durante o Período de Pandemia. Conforme o último decreto publicado, a cidade ficaria nessa fase até sexta-feira, 30, mas o informativo Nº 18/2021 divulgou a decisão de que o município permanecerá com as mesmas regras até o dia 7 de maio.
As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município Nº 6106. As principais mudanças estabelecidas com na Fase Intermediária foram nos horários de abertura dos comércios aos fins de semana. Os mercados, açougues e padarias podem ficar abertos até às 18h aos sábados e até 14h nos domingos. Vale lembrar que o consumo nos estabelecimentos são liberados apenas para os dias de semana.
Durante a semana, os restaurantes e praças de alimentação podem continuar abrindo das 10h às 18h e aos sábados das 11h às 15h, sendo que no domingo poderá funcionar apenas a venda por modalidade de delivery. Clique aqui e veja as outras mudanças estabelecidas na Fase Rígida, que está em vigor desde o dia 6 de abril.
Vale lembrar que o toque de recolher continua das 20h às 5h. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu o lockdown noturno, mas a Prefeitura de Uberlândia informou que ainda não foi intimida oficialmente.
Fase Intermediária
Essa fase é caracterizada pela cor amarela e é a penúltima antes da normalização dos serviços sem nenhum protocolo de biossegurança voltada para combate da Covid-19. Vale lembrar que o Núcleo Estratégico deve se reunir semanalmente para fazer novas análises do número de casos de coronavírus no município para decidir se a cidade continuará progredindo, regredindo ou se permanecerá com as medidas restritivas atuais.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Uberlândia apresentou uma desaceleração do contágio da doença no fim de março, o que pode ser resultado das medidas estabelecidas pela Fase Rígida. Os números mostraram que, na semana do dia 22 de fevereiro, a cada 100 casos suspeitos de Covid-19 examinados, 40 testavam positivos. Já na semana do dia 29 de março, esse índice caiu para 29 casos confirmados a cada 100 investigados. Outro dado importante revelou que, entre o dia 21 de fevereiro e quinta-feira, 8 de abril, houve uma redução de 85% na demanda por transferências das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais. Também foi constatado a queda de 77% na fila de espera nas enfermarias.
Em contraponto, mesmo os dados de contágio estar desacelerando, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recurso em Telecomunicação revelou que o índice de isolamento social em Uberlândia é de 36,53%, ficando atrás de 72 municípios mineiros, inclusive, abaixo da média estadual que foi de 47,9%. “Desde o começo da pandemia, tentamos equilibrar as ações para salvarmos tanto a saúde quanto a economia, mas o apoio da população é primordial para que não voltemos a sofrer no futuro. Saia de casa apenas em casos de necessidade, evite aglomerações e use sempre máscara”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
Saiba mais
Justiça suspende toque de recolher em Uberlândia
Uberlândia continua na Fase Intermediária até pelo menos dia 23 de abril
Estatísticas mostram desaceleração do contágio por Covid-19 em Uberlândia
Fase Intermediária – Comércio de Uberlândia volta a funcionar e toque de recolher é mantido
Uberlândia permanece na Fase Rígida pelo menos até o dia 9 de abril
Medidas restritivas de combate à Covid-19 são prorrogadas até o dia 13 de março em Uberlândia
Fase Rígida do combate à Covid-19 é prorrogada por mais uma semana em Uberlândia
Nova deliberação sobre a fase rígida de enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia
Covid-19: Prefeito anuncia novas restrições de funcionamento em Uberlândia
Pingback: Geração de empregos no 1ª trimestre coloca Uberlândia à frente de 19 capitais | Revista Soberana
Pingback: Uberlândia terá o horário do comércio flexibilizado a partir de quinta-feira, 6 | Revista Soberana