Desabastecimento da 2ª dose da CoronaVac afeta todo o Brasil e Uberlândia altera cronograma de vacinação da semana

Desabastecimento da 2ª dose da CoronaVac afeta todo o Brasil e Uberlândia altera cronograma de vacinação da semana
Desabastecimento da 2ª dose da CoronaVac afeta todo o Brasil e Uberlândia altera cronograma de vacinação da semana
Todo o Brasil foi afetado pelo desabastecimento de segundas doses da vacina CoronaVac (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No fim da tarde desta terça-feira, 27, a Prefeitura de Uberlândia divulgou as alterações do Plano de Vacinação Municipal dessa semana. A mudança precisou ser feita após a cidade, assim como todo o Brasil, ter sido afetada pelo desabastecimento de segundas doses da vacina CoronaVac desenvolvida pela Sinovac/Butantan.

Em audiência pública no Senado na última segunda-feira, 26, Marcelo Queiroga, ministro da pasta, mostrou preocupação sobre um possível atraso na entrega das segundas doses da vacina. O desabastecimento foi confirmado no mesmo dia pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica 457/2021. O problema aconteceu pela falta do princípio ativo para fabricação do imunizante no Instituto Butantan, em São Paulo-SP. Por conta disso, as pessoas que deveriam receber a segunda dose da CoronaVac receberão posteriormente.

Na nota, o Ministério informou que as 2ª doses que faltam estão previstas para serem entregues na primeira semana de maio. “Cumprindo em tempo oportuno, o intervalo preconizado entre as doses, as quais expiram o prazo de distribuição em 12/5 e 20/05, respectivamente. Essas pessoas fazem parte dos grupos prioritários: Trabalhador de Saúde (13ª etapa), Pessoas de 60 a 64 anos (13ª etapa) e Forças de Segurança e Salvamento e Armadas (13ª e 14ª etapa)”, escreveram. Vale lembrar então que, mesmo com a demora, isso não afetará a eficácia da segunda dose nos imunizados.

O Instituto Butantan esclareceu nas redes sociais que a logística de distribuição das doses da Coronavac e como estados e municípios devem atuar para garantir a aplicação da 2ª dose são de responsabilidade do Ministério da Saúde, e não do Instituto. “A recomendação do Butantan é tomar a 2ª dose até 28 dias depois da 1ª, mas mesmo que esse prazo seja ultrapassado, é preciso receber as duas doses para que a imunização seja considerada completa. Tomar a 2ª dose é fundamental. O Butantan já entregou 41,4 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde e segue trabalhando dia e noite para garantir novas entregas ao Brasil”, disseram.

Desabastecimento em Uberlândia

Após a divulgação do desabastecimento, a Prefeitura de Uberlândia divulgou dois comunicados. Um deles foi sobre o problema, que também afetará o município, fazendo com que o plano de vacinação da semana, conforme previsto, não será seguido à risca. “A Prefeitura de Uberlândia esclarece que depende e aguarda o envio destas doses, pelo Ministério da Saúde, para dar continuidade no esquema vacinal da população e que retomará de imediato, após utilização de residual, a aplicação da segunda dose assim que receber novas remessas”, escreveram.

O segundo comunicado informou que, assim que receberem as novas doses, darão continuidade à vacinação dos idosos. “Nesta quarta (28) e quinta-feira (29) serão convocados aproximadamente 9 mil idosos nascidos em 1959. Com a quantidade recebida também será possível iniciar a vacinação em quem nasceu em 1960 e realizar a imunização de profissionais de força de segurança e salvamento. A vacinação desde público acontecerá nos ginásios do UTC e na Arena Sabiazinho”, informaram.

Vale lembrar que a vacinação acontece no município mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura. A confirmação do agendamento é feita por mensagem de texto no celular e também pode ser conferida no portal. Para evitar a formação de fila, é importante que a pessoa esteja atenta à data, ao horário e ao local informados. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data. O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

Saiba mais sobre a vacinação

Uberlândia recebe quase 20 mil doses de vacinas contra Covid-19

Minas Gerais recebe mais de 390 mil doses de vacinas contra Covid-19

Confira o cronograma de vacinação em Uberlândia a partir desta terça, 20

Policiais e bombeiros começam a ser vacinados contra Covid-19

Imunização contra Covid-19 só é efetiva após receber as duas doses da vacina

Campanha de Vacinação contra a gripe começa segunda-feira, 12, em Uberlândia

Estudo da Fiocruz constata que 89% pessoas que receberam a 1ª dose da vacina apresentam anticorpos contra a Covid-19

Anvisa aprova testes em humanos de nova vacina contra Covid-19

Prefeito de Uberlândia é vacinado contra Covid-19

2 thoughts on “Desabastecimento da 2ª dose da CoronaVac afeta todo o Brasil e Uberlândia altera cronograma de vacinação da semana

  1. Pingback: Geração de empregos no 1ª trimestre coloca Uberlândia à frente de 19 capitais | Revista Soberana

  2. Pingback: CoronaVac - Entenda como funciona o envase; processo segue protocolos rígidos de controle de qualidade e dosagem | Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *